Quarentena e crianças em casa: atividades em família para se divertir

Uma coisa que já sabemos é que precisamos nos adaptar a esse momento que estamos passando. Seja com home office, saídas só para atividades essenciais e filhos brincando dentro de casa, a dica principal é: respire fundo e viva um dia de cada vez para ficar mais fácil.

Mas, e agora? O que fazer com a energia que as crianças têm de sobra todos os dias? A saída é propor atividades mais longas e divertidas, já que assim você não precisa elaborar mil brincadeiras por dia.

Que tal explicar para as crianças como o vírus funciona?

Você pode explicar de forma lúdica e didática para que eles entendam melhor. Responda todas as perguntas possíveis de forma calma e transparente, para que as crianças não fiquem estressadas e levem a quarentena da melhor forma possível.

Essa é a hora de explicar que a lavagem de mãos elimina o vírus e nos mantêm mais seguros contra as doenças. O diálogo será muito importante nessa fase. Depois que os pequenos entenderem o porquê da quarentena, fica mais fácil levar o dia a dia em casa.

Proponha atividades novas, que despertem a curiosidade dos pequenos. Podem ser coisas simples, mas bem divertidas.

 

Atividade para as crianças

Enquanto você estiver trabalhando ou realizando atividades domésticas, as crianças vão precisar se divertir sozinhas, e isso também é importante para criar independência. Dê ideias para que elas escolham suas atividades preferidas:

  1. Incentive a criatividade

Bebês desenvolvem os sentidos brincando! Os próprios brinquedos com formas, cores e som podem estimular a coordenação motora de forma lúdica. Os bebês podem, e devem, experimentar e conhecer o mundo com as próprias mãos. Só lembre-se de limpar bem, com álcool, tudo o que eles forem tocar.

  1. Filmes

Deixe que eles escolham os filmes e desenhos que gostem e queiram ver. Essa atividade os pequenos podem fazer sozinhos em dias que você não possa se juntar a eles. Você pode estabelecer horários e opções de filmes para que as crianças também escolham o que assistir, como em um cinema mesmo. E aí vem a parte divertida: filminho, pipoca e todo mundo espalhado no sofá para assistir a um filme bem legal.

Não dá para fugir da TV sempre, então que tal deixar esse momento mais divertido criando um cinema em casa?

  1. Desenhos e pinturas

Soltar a imaginação vai ajudá-los a lidar com o isolamento, então você só precisa dar as ferramentas necessárias para que eles expressem essa criatividade. Folhas de papel e/ou cadernos de pintura, lápis de cor e tintas guache atóxicas ajudam as crianças a criar diversas histórias e desenhos bonitos.

 

Atividades para a família

Aquele momentinho de juntar todo mundo também pode ficar muito gostoso com ideias diferentes. E nem precisa de muito: é só soltar a criatividade e deixar que os pequenos façam a festa em família.

  1. Sustentabilidade

Uma atividade gostosa e que ensina bastante é plantar feijõezinhos no algodão. Você pode, inclusive, aproveitar esse momento para ensinar alguns cuidados com as plantas, paciência com o crescimento delas, sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente.

  1. Cozinhar

Deixe que os pequenos auxiliem na escolha das receitas, na higienização dos alimentos e no manuseio dos ingredientes. Você ainda pode adicionar brincadeiras, como pontos para quem lavar melhor as frutas ou acertar os ingredientes das receitas.

Experimentar e testar são ações que despertam a curiosidade dos pequenos, então escolher alguma receitinha diferente para fazer com eles pode ser muito legal! Uma omelete bem saborosa, uma saladinha de frutas, que tal? São alimentos leves, gostosos e divertidos para fazer em família.

  1. Teatro de fantoches ou brinquedos

Histórias são uma boa pedida: estimulam a imaginação das crianças.

Para deixar tudo mais mágico, esconda-se atrás do sofá ou da cama para que apenas os fantoches, bonecos, ursinhos ou luvas – o que você tiver em casa - fiquem aparecendo.

Os fantoches podem ser feitos com materiais que você tem em casa, como meias velhas, papel e alguns materiais escolares, ou até mesmo com embalagens dos nossos produtos. É só usar a tesoura e sua criatividade para dar vida, e nome, a um personagem que vai viver muitas aventuras.

tutorial como fazer um dragão de brinquedo
Tutorial de como fazer um dragão de brinquedo

 

Pense em uma história que envolva a criança: tente voz diferente para cada personagem, um enredo em que a criança participe ativamente, uma história clássica ou com um personagem que ela goste. Deixe a sua imaginação te guiar!

  1. Ler e desenhar

Além de serem atividades gostosas, também são educativas. Se seus filhos já sabem ler, pedir para que te contem uma história e desenhem os personagens vai despertar ainda mais a criatividade deles. Se eles ainda não sabem ler, você pode ir mostrando os desenhos, os números e algumas palavras pequenas para eles conhecerem mais. Uma caixinha de lápis coloridos e algumas folhas de papel podem salvar as paredes nesse momento de “férias antecipadas”.

Massinhas de modelar também são estímulos para as mãos e a criatividade, mas lembre-se de que elas precisam ser atóxicas.

  1. Jogos e brincadeiras em roda

Essa é aquela hora de usar o que você tiver por aí: jogos de tabuleiro, folhas de papel e lápis para brincar de stop e jogos da velha, cartas de baralho e bastante criatividade. Também é muito válido sentar toda a família em uma rodinha e lembrar daquelas brincadeiras de escola.

Se você tiver impressora em casa, pode imprimir algumas atividades do nosso e-book e deixar os pequenos se divertirem montando brinquedos de papel, respondendo quizz e colorindo desenhos.

  1. Músicas e coreografia

E assim nasce uma playlist de músicas animadas! Arranje um espaço para colocar a criançada para dançar e gastar uma parte da energia!

Para deixar o corpo em movimento, vale consultar algum tutorial e ensaiar a coreografia nova, tentar repetir algum clipe que os pequenos adoram. O que importa é se divertir durante a performance. O Bob Zoom e o Mundo Bita têm várias músicas e vídeos divertidos.

Se seus filhos forem ainda bebês, vale estimular o desenvolvimento deles com algumas canções que você mesma pode cantar, pequenos instrumentos musicais e brinquedinhos que fazem sons diferentes.

Divirtam-se nas atividades e mantenham-se unidos. Lembrem-se de lavar bem as mãos e fazer o possível para se manterem saudáveis.

Você também vai gostar

Imagem
blog-mustela-Hábitos-higiene-para-pais-filhos-combaterem-avanço-coronavírus-395x415
BEBÊ

Desenvolvimento da criança

Hábitos de higiene para pais e filhos combaterem o avanço do coronavírus

Imagem
advice activite 0 1 an mini
BEBÊ

Estimulando o bebê

Ideias para atividades com seu bebê entre 0 e 12 meses

Imagem
advice activite 1 2 an mini
BEBÊ

Estimulando o bebê

Ideias de atividades para seu bebê entre 12 e 24 meses