#Atividades para bebês e crianças

Ideias para atividades com seu bebê entre 0 e 12 meses

#Atividades para bebês e crianças
Ideias para atividades com seu bebê entre 0 e 12 meses
advice activite 0 1 an slider
Desde o nascimento, é vital interagir e brincar com o bebê para que seus sentidos possam se desenvolver gradualmente. Você pode usar nossas ideias para se inspirar e, assim, compartilhar momentos de ternura e alegria com seu bebê!

Desde o nascimento: grudadinho com a mamãe

Nos primeiros meses, seu bebê tem uma grande necessidade de ficar em contato direto com você. Para tranquilizá-lo, você pode ficar alguns momentos de cada dia sem estar em contato com ele, basta que, em um quarto quente, coloque seu bebê sem roupas (ou apenas com a fralda) deitado de bruços em seu peito e cubra-o com um cobertor macio. Certifique-se de colocar a cabeça dele contra o seu coração, para que ele possa ouvi-lo batendo, lembrando-o do tempo em que ficou em seu útero. Os benefícios dos momentos em que os recém-nascidos ficam em contato direto com as mães são amplamente reconhecidos pelos cientistas hoje em dia, e você mesma verá rapidamente o quanto isso acalma e relaxa seu bebê.

Desde o nascimento: em um balanço suave

Com seu bebê deitado em seus braços, caminhe devagar, balançando-o e cantando ou sussurrando uma canção de ninar. Esses movimentos regulares são extremamente reconfortantes para bebês recém-nascidos, pois os lembram de quando estavam em seu útero. Virar seu bebê para que seu estômago fique contra o seu braço, balançando suavemente, também pode ajudar a aliviar qualquer dor na barriga que ele possa ter.

A partir dos 3 meses: assobie como um passarinho

Sente-se em frente ao seu filho, perto do rosto dele, depois solte um pequeno assobio: seu bebê certamente ficará surpreso com esse som incomum. Faça de novo, mas desta vez produza um som diferente, por mais alguns instantes. Então faça isso de novo e de novo até que você esteja assobiando uma melodia de fato. Os bebês ficam fascinados com os sons que os adultos fazem com suas bocas e também gostam de ver os movimentos que você faz com a boca. Seu filho pode tentar imitá-lo, fazendo beicinho!

A partir dos 3 meses: brincando com o reflexo

Dê ao seu bebê um espelho e permita que ele se veja: nessa idade, ele não perceberá que está olhando para si mesmo, mas sua curiosidade será despertada pelo rosto do bebê que está na frente dele! Faça isso regularmente, sentando ao lado do seu bebê para que ele possa ver seu rosto no espelho enquanto você faz caras e caretas... Com o tempo, ele irá se acostumar com esse objeto e perceberá sua própria existência individual, independente de sua mãe.

A partir dos 6 meses: sopro dos anjos

Coloque seu bebê, apenas de fralda, em uma cama grande ou um tapete macio, em um quarto bem aquecido para que ele fique confortável. Sopre suavemente, seguindo as curvas do corpo dele, os pés, as pernas, a barriga e o pescoço. Se seu bebê não se incomodar, continue até chegar ao rosto: sopre suas bochechas, testa, cabelo, orelhas etc. Esse contato incomum será muito divertido para o seu bebê e o ajudará a perceber onde estão os limites do seu corpo. Para mantê-lo interessado, você também pode usar uma pena para acariciá-lo em vez de respirar.

A partir dos 6 meses: o rolo de papel higiênico falante

Os bebês ficam fascinados com todas as variações da voz humana. Pegue um rolo de papel higiênico, segure uma ponta contra o ouvido do seu filho e sussurre algo para ele, ou apenas faça alguns barulhos aleatórios: “aaa”, “ooo", “ôoom”... Seu bebê certamente ficará muito surpreso com a profundidade de sua voz através do alto-falante improvisado! Deixe-o examinar o rolo de papel higiênico em seu próprio tempo: é possível que ele tente balbuciar através dele.

A partir dos 9 meses: o baú do tesouro

Encontre uma cesta e coloque vários objetos diferentes dentro dela, todos com diferentes texturas e sons, como: um pequeno sino, um pote de geleia fechado com algumas lentilhas dentro, uma pequena colher, maracas, vários tipos de chocalhos de madeira, uma naninha feita de um material que farfalhe, um pau de chuva em miniatura, uma garrafa de plástico fechada etc. Dê o baú do tesouro ao seu bebê e deixe-o descobrir, em seu tempo, cada surpresa dentro do baú, conversando com ele sobre cada um dos objetos. A surpresa será garantida!

A partir dos 9 meses: onde está meu brinquedo?

Esta é uma brincadeirinha que ajudará seu filho a entender os conceitos de aparecer e desaparecer. Segure uma meia ou uma flanela e uma pequena bola ou um pequeno cubo. Mostre ambos os objetos ao seu bebê e faça a bola desaparecer dentro da meia. Pergunte ao seu pequenino: “Cadê o brinquedo?” Deixe-o procurar por um tempo e, se ele não encontrar a bola, tire-a da meia. Um milagre depois do outro, o brinquedo reapareceu, para a grande alegria dele! Faça isso várias vezes: seu bebê vai achar ainda mais divertido se você repetir essa atividade.

9 meses a 1 ano: imitando animais

Bem antes de aprender a falar, seu bebê pode aprender a imitar ruídos, principalmente os sons que os animais fazem. Mostre um livro ilustrado com fotos de animais que ele conhece. Passe as páginas junto com seu pequeno, diga como o animal é chamado e imite o barulho que ele faz: “o gato: miau miau, o cachorro: au au, o pato: quá-quá”. Na primeira vez que você fizer isso seu filho ficará muito intrigado com esses sons incomuns. E se você fizer isso regularmente, eles logo começarão a imitar com você o som de cada animal!

9 meses a 1 ano: a diversão da água

Quando o tempo estiver bom, leve seu bebê para fora ou para a varanda (ou sua cozinha ou banheiro, se você não tiver uma varanda) com uma grande bacia cheia de água morna. Coloque vários objetos dentro da bacia: brinquedos de banho, uma embalagem plástica sem tampa, copos, uma peneira etc. e deixe seu bebê brincar alegremente. É provável que se molhem, mas a diversão de brincar com a água, derramar água de um recipiente para outro e molhar todos à volta é enorme!