Hábitos de higiene para pais e filhos combaterem o avanço do coronavírus

Nesta época de quarentena por conta do coronavírus, o principal é fazer a nossa parte. Existem duas grandes ações para que possamos conter a disseminação do coronavírus: ficar em casa e reforçar a higiene. Evitar o contato social e ter hábitos de limpeza reforçados é essencial neste período.

Como está a conscientização e a higiene aí na sua casa? Temos algumas dicas para ajudar você e as crianças.

Como explicar para as crianças?

Algumas dúvidas vão surgir e o melhor é que você explique o vírus de uma forma tranquila. Diga que com boas práticas e limpeza correta podemos diminuir este impacto.

Você pode explicar de forma lúdica e didática para que eles entendam melhor.

Para isso, vai precisar de:

  • Uma tigela ou prato fundo com 1 dedo de água;
  • Uma pitada de pimenta em pó;
  • Gel Lavante Mustela

Adicione a pimenta na tigela com água e diga ao seu filho para imaginar que a pimenta é como o vírus.

Peça para que coloque um dedo na água e retire-o para ver o que acontece: a ponta do dedo ficará suja de pimenta.

Depois, é a hora de pegar um pouco de Gel Lavante e espalhar delicadamente na ponta de outro dedinho.

Agora peça para o seu filho colocar de novo o dedo na tigela com água e observar o que acontece. O Gel Lavante afasta as partículas de pimenta, assim como lavar direitinho as mãos nos protege contra o vírus.

 

O diálogo será muito importante nesta fase, pois as crianças podem ficar confusas e até ansiosas por estarem em quarentena. É preciso acalmá-las e explicar que médicos e cientistas estão em busca de soluções, mas que fazer a nossa parte com a higiene é essencial.

Tente também filtrar as informações que os pequenos recebem do mundo exterior, pois muitas notícias podem assustá-los.

 

Algumas dicas de higiene para você e sua família

40 segundos de água e Gel Lavante

Este é o tempo mínimo recomendado para que você lave bem entre os dedos, os polegares, as unhas, o dorso das mãos e as palmas, realizando uma limpeza completa.

Lave as mãos
#LaveAsMãos

 

Para ensinar as crianças de uma forma divertida e fácil, é só cantar “Parabéns pra você” duas vezes, ensinando o jeito certo de se higienizar. Explique que os vírus podem se espalhar pelas mãos, dedos e unhas, e aproveite para ensinar os nomes populares de cada dedo, fazendo brincadeiras para deixar este  momento mais leve.

Como estão as unhas de todos?

Embaixo das unhas é um lugar propício para o desenvolvimento de vírus e bactérias. Caso elas estejam muito compridas, corte-as e lixe-as bem para ajudar na higiene das mãos.

Tossir e espirrar

As crianças vão repetir o exemplo que veem em casa: então, ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado, ou com um lenço descartável, e ensine os pequenos a fazerem o mesmo. Explique que espirrar é espalhar gotículas invisíveis que podem fazer mal às outras pessoas.

E na hora de amamentar?

Sempre que for tocar nos seus filhos pequenos, lave bem as mãos antes e depois do contato. E na hora de amamentar, o recomendado é usar máscara para cobrir a boca e o nariz, e proteger ainda mais o seu bebê.

Se por acaso você apresentar algum sintoma de febre, tosse ou dificuldade de respirar, fale com o seu médico antes de ter contato com as crianças.

Como higienizar as mãos do meu bebê?

Sempre antes e depois de comer, e na hora de trocar as fraldas, é importante higienizar as mãos do seu bebê. Se não puder lavar com água corrente e Gel Lavante na hora, utilize lenços umedecidos, e assim que possível, lavem bem as mãos do bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde, o álcool em gel na mão de crianças deve ser ministrado por adultos, e deve-se garantir que as crianças não coloquem a mão na boca até o produto secar completamente.

Criança lavando as mãos

Higienização de mamadeiras e chupetas

Mais do que nunca, a higienização de mamadeiras e chupetas precisa ser bem rigorosa, mas ainda sim fácil e prática. É preciso lavar bem com detergente e água corrente todos os cantinhos destes objetos. Após esta lavagem, esterilizar com água quente para completar a higienização.

Chupetas, bicos e objetos que a criança coloca na boca precisam ser trocados e bem lavados imediatamente, caso caiam no chão ou tenham contato com alguma superfície que pode estar contaminada. Sempre que for pegar estes itens limpos, lave as mãos para evitar sujá-los novamente.

Você também vai gostar

Imagem
advice gest hygiene mini
PÓS-PARTO

Primeiros cuidados com o bebê

Guia de higiene da pele do bebê

Imagem
blog-mustela-ingredientes-questionaveis-quais-os-riscos-395x415
BEBÊ

Tipos de pele

Ingredientes questionáveis: quais os riscos?

Imagem
o calendario dos primeiros dentes mob
BEBÊ

Desenvolvimento da criança

O calendário dos primeiros dentes do bebê