
Quando nascem os primeiros dentes?
Normalmente, os primeiros dentes aparecem por volta dos seis meses de idade, mas isso pode acontecer antes ou depois (entre três meses e um ano). E não há motivo para preocupação, já que cada criança tem seu próprio tempo.
Os dentes não nascem na mesma ordem e nem no mesmo período em todos os bebês: cada um tem seu próprio ritmo de crescimento e, por isso, não é preciso grandes preocupações por parte dos pais. O mais comum, é que os primeiros dentinhos apareçam na seguinte forma:
- Entre os 6 e os 10 meses: os incisivos centrais inferiores
- Entre os 8 e os 12 meses: os incisivos centrais superiores
- Entre os 9 e os 13 meses: os incisivos laterais superiores e inferiores
- Entre os 10 e os 16 meses: os primeiros molares superiores e inferiores
- Entre os 16 e os 20 meses: os caninos superiores e inferiores
- Entre os 20 e os 30 meses: os segundos modelares superiores e inferiores
Até os três anos, todos os vinte dentes de leite do seu bebê já deverão ter nascido. Esta dentição dura até os seis anos: neste período, os dentes de leite começam a cair e são substituídos pelos definitivos.
Como aliviar os sintomas da primeira dentição do bebê?
Apesar do encanto que causa nos adultos, o aparecimento dos primeiros dentinhos é uma etapa de muito desconforto para os bebês. Embora não haja uma conclusão precisa dos especialistas, há muitos relatos sobre o aparecimento de sintomas como salivação excessiva, dor, febre e até alteração na flora intestinal. Além de muita, muita irritação.
Para mamães e papais poderem lidar melhor com essa fase, é preciso muita paciência e carinho, já que o humor dos pequenos tende a ficar bastante alterado. Além disso, é possível utilizar produtos específicos e truques para aliviar os sintomas (e a irritação) do bebê. Com alguns cuidados, será mais divertido acompanhar essa fase do crescimento, aproveitando cada sorriso.
Nesta fase, é comum que o bebê queira morder tudo o que vê pela frente – do mordedor até brinquedos e objetos espalhados pela casa. Tudo isso porque ele precisa massagear a gengiva, aliviando a coceira causada pela erupção dos dentinhos.
Consulte um pediatra para uma avaliação dos sintomas
Os primeiros dentinhos que aparecem são os incisivos centrais inferiores (embaixo, no meio da boca) e os sintomas podem variar de criança para criança. Quando a dentição começa a aparecer, o ideal é que o próprio pediatra do pequeno faça uma avaliação. De acordo com cada caso, o médico poderá receitar produtos, medicamentos ou alimentos que possam ajudar a aliviar a irritação, a coceira, a febre e até uma possível diarreia.
Mordedor gelado e babador
Existem alguns truques que podem ser utilizados para ajudar o bebê nesta fase. Um deles é colocar os mordedores adequados para essa fase na geladeira por alguns minutos e oferecê-los bem geladinho ao bebê.
Alimentos frios, como frutas, por exemplo, também são recomendados porque as baixas temperaturas ajudam a amenizar as dores e possíveis inflamações.
Renove o estoque de babadores: a salivação é característica nesta fase do nascimento dos primeiros dentinhos.
Massagem
Outra boa dica para as mamães e papais é massagear a gengiva do bebê com uma dedeira macia específica para a idade ou uma gaze umedecida e fervida.
Aproveite para brincar com o pequeno e fazer massagem no corpinho dele para relaxar: a ideia é tirar um pouco o foco da dor e do desconforto e promover o bem-estar e momentos de cumplicidade.
Atenção nos demais cuidados com o bebê
Para os casos em que o bebê apresenta uma leve diarreia, é importante prestar bastante atenção à troca de fraldas. Produtos que promovem limpeza sem agredir a pele e cremes adequados para a idade, como águas de limpeza sem enxágue, lenços umedecidos livres de ingredientes questionáveis e cremes preventivos de assaduras são imprescindíveis para manter longe a irritação da pele e possíveis assaduras.
Devo levar o bebê ao dentista?
Com o nascimento dos primeiros dentinhos, é importante cuidar da higiene bucal do bebê. Em primeiro lugar, converse com o pediatra para que sejam estabelecidos bons hábitos alimentares, deixando de lado comidinhas que facilitam o surgimento de cáries.
Vale, também, consultar um odontopediatra para receber orientações sobre a higiene bucal e outros cuidados para garantir que o bebê tenha dentes de leite saudáveis, assim como os permanentes que estão por vir com o passar dos anos.
Com essas dicas e o acompanhamento de profissionais habilitados, os momentos da erupção dos primeiros dentinhos serão momentos marcantes na vida dos pais.
Depois, é só aproveitar os sorrisos e gargalhadas mais fascinantes do mundo.