#Rotinas e cuidados com o bebê

Escovando os dentes do bebê pela primeira vez

#Rotinas e cuidados com o bebê
Escovando os dentes do bebê pela primeira vez
advice brossage slider
Quando os primeiros dentes do seu bebê começarem a aparecer, você deve começar a cuidar deles imediatamente! Quando se trata de saúde bucal, adquira o hábito certo assim que possível para evitar a cáries e manter os dentes limpos.

Quando começar?

Os primeiros dentes do bebê geralmente começam a aparecer por volta dos seis meses de idade. É melhor iniciar o hábito correto imediatamente, pois os dentes de leite também podem ter cáries. Passe uma compressa embebida em água morna sobre as gengivas de manhã e à noite para limpar as pontas dos dentes. Também é bom ter o hábito de escovar os dentes na frente do seu filho: mostrando como você escova os dentes, ele logo vai querer copiar você!

Com 18 meses, dê ao seu filho a primeira escova de dentes e comece a usá-la com ele. A partir dos 2 anos você pode adicionar uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha. É claro que ele não vai saber logo de início, provavelmente só vai querer mastigar a escova. Simplesmente deixe-o brincar com ela e termine o trabalho sozinho, se eles permitirem. Faça pequenos movimentos circulares com a escova e concentre-se na área onde os dentes saem das gengivas. Se ele não deixar você escovar, não insista ou ele pode ficar muito nervoso! Em vez disso, ajude ele novamente no dia seguinte. É provável que precise ajudar até os 5 ou 6 anos, quando eles conseguirão escovar sozinhos. Construa o hábito de escovar o dente dele no mínimo duas vezes ao dia, uma após o café da manhã e outra antes de dormir: é um bom hábito que ele manterá para o resto da vida.

A escova certa para começar

As gengivas e os dentes do seu bebê são muito delicados. Para evitar irritação, escolha uma escova pequena de cerdas macias, específica para crianças com menos de 3 anos. Há vários modelos diferentes para escolher e muitos têm os personagens favoritos do bebê, o que é outro incentivo à escovação!

Lembre-se de trocar a escova pelo menos a cada três meses, ou com mais frequência se as cerdas estiverem gastas. Compre um creme dental adequado à idade do seu filho: ele é formulado especificamente para crianças e tem menos flúor que os cremes dentais para adultos. Evite sabores mentolados que podem ser muito forte para crianças. Escolha sabores de frutas como morango e framboesa: são muito populares entre as crianças e elas podem até querer comê-lo. Se seu filho engolir o creme dental em vez de cuspi-lo, não entre em pânico: é totalmente seguro.

Bons hábitos para dentes saudáveis

Os dentes de leite têm uma camada exterior de esmalte mais fina que os dentes de um adulto. Isso faz com que sejam mais vulneráveis às cáries, que pioram rapidamente quando se instalam e precisam de tratamento rápido. Para manter os dentes saudáveis é essencial escová-los regularmente, mas isso é apenas metade do trabalho. Ajude seu filho a desenvolver bons hábitos alimentares, limitando a quantidade de açúcar que consomem, especialmente bebidas açucaradas. Tomar mamadeira ou suco de frutas antes de dormir é ruim para os dentes, então tente não criar esse hábito. Depois de escovar os dentes à noite ele só deve beber água e nada mais!