#Atividades para bebês e crianças

Ideias de atividades para seu bebê entre 12 e 24 meses

#Atividades para bebês e crianças
Ideias de atividades para seu bebê entre 12 e 24 meses
advice activite 1 2 an slider
Em seu segundo ano, o bebê vai começar a fazer um enorme progresso. Descubra algumas das nossas ideias de atividades que você pode aplicar para ajudá-los no desenvolvimento e permitir que compartilhe alguns momentos de cumplicidade com eles.

A partir de 1 ano: meu próprio armário

Para o seu bebê, o mundo que você habita todos os dias é um lugar fascinante e misterioso que eles sonham ser capazes de explorar! Eles gostam de vasculhar cada armário, explorar cada canto e cada gaveta, mas nem sempre você fica feliz que eles desarrumem todas as suas coisas. Separe um armário da altura deles na cozinha, para que eles possam explorar sem causar muitos danos. Coloque utensílios seguros no armário, como caixas de plástico, colheres, peneiras etc. e deixe-os vasculhar, fazendo descobertas como quiserem.

A partir de 1 ano: animais de estimação!

A maioria das crianças adora observar e tocar nos animais: se você tem um cachorro ou gato em casa, provavelmente já sabe disso. Um dia, leve seu bebê ao zoológico ou a um pet shop, um tão interessante quanto o outro. Vejam todos os animais, citando seus nomes e imitando o som que eles fazem (quando você souber), e deixe seus pequenos olharem para eles como quiserem. Eles vão adorar essa expedição exótica e as muitas descobertas que farão!

A partir de 15 meses: na piscina

Se o seu filho adora a hora do banho e brincar na água, leve ele para a piscina. Segure seu filho contra seu peito e entre na água aos poucos para que ele não estranhe. Depois, segurando-o sob as axilas, apresente a ele a alegria de nadar, saltando no ar para fazer mais respingos, espalhando água com os pezinhos do bebê etc. Obviamente, nunca os deixe sozinhos e lembre-se de lavar e hidratar a pele deles ao sair da água para retirar os resíduos de cloro de sua pele delicada.

A partir de 15 meses: boa noite

A hora de dormir às vezes é difícil para os pequenos. Para facilitar a mudança das atividades diurnas para a preparação da hora de dormir, tente estabelecer uma rotina de “boa noite”: pegue seu bebê nos braços e passem juntos por todos os cômodos principais da casa dizendo “boa noite” para as pessoas que estão neles e para todos os objetos mais conhecidos: “boa noite, papai”, “boa noite, irmão mais velho”, “boa noite, ursos de pelúcia”, “boa noite, cozinha” etc. Se você repetir isso todos os dias, a transição os ajudará a avançar suavemente para um estado de sonolência.

A partir dos 18 meses: enfrentando a escada

Se você tem uma escada provavelmente a protegeu com barreiras para impedir que seu bebê caia. Mas lembre-se de dar ao seu filho oportunidades de praticar subir e descer os degraus: é um exercício muito útil para a mobilidade deles. Subir as escadas de quatro não requer muito treinamento. Mas descer é muito mais difícil: mostre a eles que podem descer com o bumbum, sentando em cada degrau, um após o outro, ou virando-se para as escadas e descendo lentamente, usando os degraus superiores como apoio. Eles ficarão muito orgulhosos de si quando conseguirem!

A partir dos 18 meses: como um cofrinho

Para ajudar seu filho a desenvolver a coordenação motora, pegue uma grande caixa metálica com uma tampa de plástico flexível (uma caixa de leite infantil, por exemplo) e várias tampas de frascos pequenos. Usando um estilete, corte uma abertura retangular na tampa da caixa, um pouco maior que as tampas dos frascos pequenos. Com a ajuda do seu filho, decore a caixa com tinta, adesivos coloridos, papel de presente etc. Quando estiver completamente seca, entregue ao seu filho, juntamente com as tampas dos frascos pequenos e mostre a ele como passá-las pela abertura. Depois de colocar todas as tampinhas, ajude a retirar a tampa da caixa para tirá-las.

A partir de 21 meses: vamos andar no ritmo

Crianças adoram descobrir as habilidades motoras de seus corpos. Espere até que seu filho possa andar com facilidade e, em seguida, fique ao seu lado e comece a andar no ritmo dele. Então, de repente, comece a andar muito devagar, enfatizando a lentidão de seus movimentos. Então, acelere de repente, fazendo movimentos rápidos com os braços. Em seguida, adote um jeito engraçado de andar, levantando os joelhos bem alto a cada passo. Peça ao seu filho para fazer o mesmo todas as vezes: ele vai se divertir muito com todas essas novas formas de andar!

A partir de 21 meses: pintura a dedo

Seu filho ainda é novo para usar pincel, mas já pode começar a pintar com os dedos. Cole com fita adesiva várias folhas grandes de papel na parede (sobrepondo ligeiramente as folhas para as marcas não ficarem aparentes). Em seguida, dê ao seu jovem artista um avental com mangas e coloque um pouco de tinta colorida em alguns recipientes. Faça com que ele mergulhe a ponta do dedo na cor que ele mais gosta e faça uma marca no papel. Você também pode mostrar como pressionar suavemente a mão inteira na tinta e depois colocá-la na folha para criar uma impressão interessante. Liberem a criatividade!

A partir de 2 anos: pista de obstáculos

Seu filho agora é muito ágil e irá gostar de enfrentar alguns desafios motores. Em casa ou no jardim, crie uma pista de obstáculos para ele. Dentro de casa você pode usar almofadas para marcar um caminho, um túnel macio para passar, brinquedos de construção para montar, um banquinho que ele tem de subir etc. Do lado de fora, encontre troncos de madeira que ele possa pular, pedras grandes que ele tenha de desviar, uma coluna sobre a qual ele tem de caminhar etc. Na primeira vez, percorram a pista de obstáculos juntos, guiando seu filho pela mão. Então deixe ele praticar sozinho: ele ficará muito orgulhoso quando chegar ao final!