Posso comer ovos durante a gravidez?

Você já ouvir dizer que grávidas não devem comer ovos. Isso não é verdade, desde que você tome algumas precauções. Descubra!

Porque você não deve deixar de comer ovos 

- Ovos brancos são uma fonte de proteína biológica de alta qualidade que, como carne ou peixe, fornece os aminoácidos essenciais para a construção de tecido muscular. - A gema contém antioxidantes e um nutriente (colina) necessário para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro.

- Os ovos em geral são ricos em vitaminas A e D, que são importantes para a construção de ossos.

- Com um alto teor de ferro, os ovos ajudam na produção de glóbulos vermelhos, controlando a anemia.

- Os ovos são usados em várias receitas, têm poucas calorias (145 Kcal/100g), desde que não sejam fritos ou cobertos com maionese, e podem ser usados para variar cardápios de dietas especiais.

- Contrário à crença geral, os ovos não aumentam o seu nível de colesterol quando ingeridos com moderação e desde que você já não tenha colesterol alto. A menos que seja aconselhada pelo seu médico, você pode comer até quatro por semana.

Quando é melhor evitá-los

Se comido cru: se cozidos com gema mole, para ligar um molho, fazer uma mousse de chocolate ou maionese caseira, os ovos podem conter listeriose ou salmonela, bactérias perigosas durante a gravidez.

Os ovos devem ser sempre bem cozidos. Se a casca estiver rachada: podem ter entrado germes nele, havendo risco de listeriose. Jogue-os fora sem hesitar. Se a casca estiver suja:não a lave, pois ela pode ficar porosa para os germes, mas lave suas mãos sistematicamente depois de manipular um ovo que pode ter salmonela, que não pode ser vista.

Você também vai gostar

Imagem
advice transit mini
GRAVIDEZ

Paz de espírito

Gravidez: uma boa digestão dependerá do que está no seu prato

Imagem
advice fringale mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

5 dicas para controlar os desejos

Imagem
advice nourir mini
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Coma bem por nove meses: a regra de três