Os benefícios dos produtos emolientes para a atopia

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Ativos adicionais dos produtos emolientes em comparação aos outros produtos

Quer se trate de um período de melhora ou de surto, os cuidados emolientes especificamente formulados para peles com tendência atópica fornecem todos os ingredientes essenciais para prevenir, reparar e aliviar a pele. Sabemos que, se houver histórico na família ou se aparecer vermelhidão, a aplicação de produtos emolientes desde o nascimento pode reduzir o risco do desenvolvimento de sintomas da pele com tendência atópica em 33% a 50%. *Se você gosta de tocar e fazer cócegas na pele da criança, não se prive, mas faça com que esse momento especial também seja útil! (Confira Dermatite atópica: como evitar seu surgimento?)

A função principal do produto emoliente é restaurar a barreira da pele. Isso significa que os emolientes hidratam a pele, é claro, e também reabastecem, ou seja, recuperam lipídios para que a pele possa desenvolver sua camada protetora (manto hidrolipídico), que é mais fina no recém-nascido em comparação a um adulto.

Com o passar dos dias, a pele recupera sua impermeabilidade: torna-se mais difícil de alérgenos serem absorvidos e acionarem o sistema imunológico. Os hóspedes não convidados é que se cuidem! (Explore nosso artigo sobre pele com tendência atópica: conselhos para a sua casa). Em caso de surtos, os emolientes também podem reduzir imediatamente as sensações de coceira, estiramento e irritação.

Os produtos emolientes são um aliado valioso, além do tratamento médico, se necessário, para enfrentar o período de surto da melhor maneira possível! Você também pode fazer carinhos para acalmar seu bebê.

Faça a escolha certa

É importante escolher produtos específicos para bebês e crianças para aplicar no seu bebê, como o Bálsamo Emoliente Stelatopia ou Creme Emoliente Stelatopia. De fato, até os três anos de idade, a pele do seu filho é particularmente sensível a fatores prejudiciais: o pH (em torno de 7) é próximo ao neutro, o estrato córneo é mais frágil e a derme é três vezes mais fina**. Enquanto estiver amadurecendo, ela precisa de uma atenção especial. Produtos específicos para bebês e crianças e/ou com ingredientes ativos patenteados, de tolerância extremamente alta, hipoalergênicos e sem quaisquer conservantes: todas essas indicações são garantias para o bem-estar do seu filho.

Para você, é a garantia de que você está usando produtos que fornecem suavidade tanto na composição quanto na hora da aplicação. Por fim, os produtos emolientes ajudarão em todas as etapas de higiene do bebê, além de proporcionar hidratação durante o banho (conheça nosso artigo Higiene do bebê: hábitos que podem ser adotados para a pele com tendência atópica). Você pode começar usando o Creme Lavante Stelatopia no banho e terminar com um Bálsamo Emoliente Stelatopia ou Creme Emoliente Stelatopia hidratante especificamente formulado para a pele frágil e atópica dos bebês. São minutos que podem até se tornar momentos de união. Um beijo doce na bochecha quando o rosto está hidratado, uma boa canção de ninar para embalá-lo... E não se esqueça das cócegas! Toda a rotina será um momento de felicidade e bem-estar.

 

* Fonte: Eric L. Simpson 2014, Horimukai 2014. ** Leia o artigo A natureza específica da pele dos bebês

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista; membro do círculo de especialistas Mustela.

Você também vai gostar

Imagem
advice prevenir atopie mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Dermatite atópica: como evitar seu surgimento?

Imagem
advice toilette mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Como dar banho no bebê com pele ressecada ou atópica

Imagem
advice soigner atopie mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Como cuidar da pele com tendência atópica?