#Pele ressecada ou com tendência atópica

Roupas para pele atópica: quais tecidos devo vestir?

#Pele ressecada ou com tendência atópica
Roupas para pele atópica: quais tecidos devo vestir?
advice vetements slider
Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Escolha as roupas certas

Para se sentir confortável, seu filho precisa começar a vestir roupas confortáveis. Deve-se ter cuidado desde o nascimento para assegurar conforto diário e evitar sintomas da pele com tendência atópica. Todas as roupas (sejam elas camisetas, calças, vestidos, pijamas etc.) devem ser macias e não muito quentes. Qualquer coisa que irrita a pele ou faz seu filho suar causará coceira, o que é melhor evitar no caso de pele com tendência atópica. Então é melhor que você:

- Escolha tecidos que sejam agradáveis ao toque, suaves e maleáveis. Tecidos de algodão, linho, cânhamo e seda são ideais porque são finos e deixam passar o ar.

- Evite tecidos que “pinicam”, como a lã. Mesmo que seja o mais natural dos tecidos e o melhor para esquentar, sua textura pode ser áspera e irritar a pele do seu filho.

- Evite tecidos sintéticos como poliéster ou acrílico. Mesmo que eles pareçam macios e fofinhos, eles não absorvem o suor e não deixam a pele respirar. Por fim, para ajudar a minimizar irritações ou ondas de calor, evite roupas com gola alta e escolha roupas mais soltas.

Conheça o inovador Pijama Calmante Stelatopia, feito com tecido 100% em algodão e com tecnologia cosmetotêxtil: combinação de ingredientes ativos naturais microencapsulados no tecido que, em contato com a pele, libera ingredientes que acalmam a irritação da pele do bebê.

Como lavar as roupas?

Mas como posso ter certeza de que meu filho está quente o suficiente no inverno sem usar lã, por exemplo? Não hesite em vesti-lo com várias camadas. Um body ou segunda pele térmica, uma camiseta grossa de algodão, um colete de veludo… use a sua imaginação para misturar e combinar as peças e reduzir a coceira do seu filho!

Devo usar um detergente especial?

Não necessariamente. É o enxágue das roupas que é importante. Um bom ciclo de lavagem deve garantir isso. Em caso de dúvida, é melhor prevenir do que remediar e lavar com mais de um ciclo antes de retirar a roupa da máquina. E mesmo que você seja sortuda e possa secar a roupa do lado de fora de casa, você ainda deve pendurar as roupas do seu filho dentro de casa para evitar que o tecido pegue pólen.

 

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.