#Pele ressecada ou com tendência atópica

O que o bebê com dermatite atópica pode e não pode comer

#Pele ressecada ou com tendência atópica
O que o bebê com dermatite atópica pode e não pode comer
advice alimentation slider
Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Os sinais desse eczema são vermelhidão, coceira, secura, etc. Porém, eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e também não são irreversíveis.

Alergias e pele com tendência a eczema: qual dieta e quais ingredientes são apropriados para os bebês?

As alergias alimentares e a pele com tendência a eczema não estão automaticamente relacionadas entre si. No caso da pele com tendência a eczema, em particular, quando a pele seca entra em contato com alérgenos, não há necessariamente uma relação, pois alimentos são consumidos (confira nosso artigo sobre pele com tendência a eczema). No entanto, isso pode acontecer: alguns alimentos podem causar irritação quando entram em contato com a pele. Quando a comida é engolida, o contato com a boca ou os lábios, principalmente quando o bebê está aprendendo a comer sozinho, pode ativar o sistema imunológico e causar um surto.

A questão, na verdade, é determinar se a pele com tendência a eczema está diretamente relacionada à intolerância alimentar ou a uma alergia específica a um alimento, por exemplo, uma alergia a cenouras, que causaria um surto se seu bebê comer cenouras. Existem muitas opiniões divergentes. O que podemos dizer neste momento* é:

- Se o seu bebê tem uma pele com tendência a eczema, é porque ele tem uma tendência atópica. Isso significa que seu sistema imunológico responde excessivamente ao entrar em contato com alérgenos.

Também pode ocorrer conjuntivite, rinite alérgica ou asma, que são outras manifestações possíveis da atopia, além do eczema e das alergias alimentares.

De acordo com sua sensibilidade atópica, a mesma pessoa pode estar sujeita a uma ou mais manifestações sem qualquer relação entre elas. Portanto, seu filho pode ser alérgico a cenouras, mas não ser afetado pela pele com tendência a eczema quando comer várias delas. A reação a esse alimento se manifestará de maneira diferente (vômito, diarreia etc.).

- Quando a pele com tendência a eczema é um quadro especificamente agudo, pode estar diretamente relacionada a uma alergia alimentar.

Eczema, reações cutâneas e vermelhidão da pele: tome cuidado com os alimentos mais alergênicos

Em caso de dúvida, consulte o seu pediatra, que irá orientá-la a consultar um dermatologista e/ou um alergista de acordo com os sintomas. Depois de saírem os resultados dos exames, o médico em questão decidirá se será necessária uma dieta “mais restritiva” para remover alguns alimentos do cardápio do seu bebê. Os alérgenos mais comuns são: - Amendoim - Leite - Nozes e sementes - Milho - Clara de ovo - Peixes, mariscos, moluscos - Chocolate.

Acima de tudo, de acordo com a idade e a variedade alimentar do seu bebê, o médico lhe dirá como substituir esses alimentos, de modo a manter um valor nutricional equivalente para que você possa continuar a oferecer cardápios saborosos ao seu pequeno!

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

Fonte: http://www.allergienet.com/dermatite-allergie-aliment