Observe seus dentes durante a gestação

Quando você engravida, é importante manter a saúde bucal em dia.

As gengivas se tornam mais frágeis

A gravidez altera o equilíbrio hormonal, enfraquecendo os tecidos. As gengivas não são exceção: elas ficam inchadas e, às vezes, doloridas. Suas defesas naturais contra bactérias também sofrem. É por isso que suas gengivas podem sangrar quando você morde uma maçã ou escova os dentes. Esta inflamação precisa ser tratada rapidamente para evitar quaisquer efeitos nocivos na sua higiene.

Se você se sentir tentada a escovar os dentes com menos força para não sangrar, o tártaro terá todas as oportunidades para se desenvolver e se acomodar, agravando os riscos periodontais. Para tornar a escovação mais agradável, escolha uma escova de cerdas macias e troque de creme dental se o seu tiver um gosto esquisito; mais um efeito comum, mas surpreendente, da gravidez!

Náusea pode atacar o esmalte dos dentes

Quando náuseas e vômitos ocorrem com frequência, o nível de pH na boca se torna mais ácido. Isso pode desgastar o esmalte dos dentes mais rapidamente, fazendo os dentes perderem o brilho e se tornarem mais porosos. Em outras palavras, tratar sua náusea também é importante para proteger seus dentes. Para neutralizar o ácido, basta enxaguar a boca com um enxaguante bucal com flúor recomendado por seu dentista (ou com um copo de água com um pouco de bicarbonato de sódio) em vez de retirar a escova de dentes e o creme dental imediatamente: alguns cremes dentais podem aumentar a acidez e a escovação pode desencadear uma nova onda de náusea!

Evitar infecções é essencial

Uma boa higiene bucal e dental e visitas regulares ao dentista ajudarão a evitar uma infecção ou a tratá-la rapidamente se você tiver uma. Isso é importante porque as infecções podem não ficar contidas nos dentes; viajando pelo nervo, elas podem se espalhar para o coração, olhos e músculos, mesmo os do coração. Em caso de dúvidas, ou apenas suspeitas, marque uma consulta imediatamente.

Proteja seu esqueleto

Você sabia? A mandíbula é a maior articulação móvel do corpo. Ela determina o equilíbrio geral da boca, ao cerrar e triturar, e é esse rangido frequentes dos dentes, principalmente à noite, que causa dor nas articulações. Por ser tão importante, a má oclusão (dentes desalinhados ou uma mandíbula que se encaixa mal) pode criar tensão no topo da cabeça, ao redor dos cervicais, na coluna e nos quadris e influenciar o equilíbrio de todo o seu esqueleto.

E, considerando que suas costas já estão sob bastante tensão na gravidez, essa não é a hora de vacilar. Peça uma série completa de raios-x dentários para se certificar de que tudo está bem. Se não estiver, o dentista pode recomendar que você use um retentor à noite. Pode não ser incrivelmente sexy, mas com certeza funciona!

Você também vai gostar

Imagem
advice sein mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

Dicas para cuidar dos seios de grávidas e recém-mamães

Imagem
advice hydratation mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

Entenda porquê beber água na gravidez é essencial

Imagem
advice dormir mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

Durma bem durante a gravidez