Higiene do bebê: hábitos que podem ser adotados para a pele com tendência atópica

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

O banho longo ideal

Se os adultos geralmente gostam de desfrutar de um banho demorado, quente e relaxante depois de um longo dia, saiba que isso não é a melhor coisa para a pele, principalmente para crianças cuja pele tem tendência atópica. Na verdade, um banho quente reduzirá a camada de lipídios da pele, que é essencial para a defesa da barreira cutânea (leia o nosso artigo sobre a pele com tendência atópica).

Devo evitar completamente os banhos longos por causa disso?

Não necessariamente, ainda mais se o seu filho adora brincar na banheira. Ele poderia tomar dois ou três banhos longos por semana. A única precaução necessária é deixá-lo se divertir e brincar por apenas 10 minutos na água entre 35°C e 37°C.

O banho rápido ideal

Já para os demais casos, é melhor cuidar de seu bebê com um banho mais rápido de cinco minutos a uma temperatura máxima de 35°C. Para evitar fatores prejudiciais na pele do seu bebê, escolha um produto sem sabão ou um gel de banho com o mesmo pH fisiológico da pele.

Melhor ainda, experimente um creme de limpeza para bebês e crianças com pele com tendência atópica para proporcionar conforto. Perfeitamente adequado para o corpo ou rosto, o creme irá limpar completamente o seu bebê enquanto o protege. Desde o nascimento, ele acalmará o bebê e deixará a pele macia e sedosa, reduzindo a sensação de coceira. Há outra vantagem para te fazer feliz: não arde nos olhos!

Ao enxugar o corpo, evite esfregar a pele

O ideal é dar leves batidinhas com uma toalha. Outra precaução necessária: lembre-se de cortar as unhas regularmente e remover suas joias e acessórios antes de dar banho no seu bebê para evitar arranhá-lo por engano. Agora tudo está pronto para que esse momento seja de verdadeira ternura!

 

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

Você também vai gostar

Imagem
advice appli soin mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Dica de aplicação

Imagem
advice emoleints mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Os benefícios dos produtos emolientes para a atopia

Imagem
advice soigner atopie mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Como cuidar da pele com tendência atópica?