Tratando a dermatite atópica: ela pode melhorar ou desaparecer?

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Diferentes fatores em jogo

O lado bom da pele com tendência atópica é que ela aparece muito cedo e tende a diminuir com a idade e até desaparecer. Mas quando? Depende da sensibilidade da pele do seu filho. Também dependerá de cuidados diários regulares, e do ambiente e atividades do seu filho em períodos de surto ou melhora.

Os períodos não ativos estarão a seu favor. Eles não significam que os sintomas desapareceram, mas cuidar da pele no dia a dia é essencial, e a prevenção é crucial. Você deve aproveitar tudo a seu favor.

Desenvolvimento e surtos de peles com tendência atópica

Algumas observações gerais:

• Os primeiros sinais da pele com tendência atópica podem aparecer a partir dos 2 meses, às vezes até antes. Até a idade de um ano, eles aparecerão principalmente em áreas rechonchudas: queixo, bochechas, braços, barriga, entre outras. Também podem ser vistos na panturrilha e nos pés. Nessa idade, a pele com tendência atópica também pode apresentar surtos, em particular quando começa a dentição e quando se pega rinofaringite.

• Depois de fazer um ano, os surtos podem aparecer em outras partes do corpo. Podem desaparecer das áreas rechonchudas e aparecer nas dobras da pele: cotovelos, pernas, pescoço, parte de trás dos joelhos, pulsos etc. e até atrás das orelhas, um local específico para erupções cutâneas.

• Aos três ou quatro anos, continuarão a aparecer nas dobras da pele, mas também nas mãos e no rosto, ao redor da boca e nas pálpebras. No entanto, os surtos podem começar a desaparecer.

• Aos cinco ou seis anos, tudo pode ter desaparecido! Surtos maiores de eczema podem desaparecer mesmo que a pele do seu filho permaneça muito seca, por isso ela ainda precisará ser tratada com cuidados especiais. Terá que esperar até seu filho ficar mais velho? Quem sabe? Inesperadamente, o eczema pode desaparecer muito antes, por volta dos dois anos ou após vários meses. Por outro lado, pode durar até a puberdade ou, mais raramente, continuar na idade adulta. Por quê? Não se sabe ainda. Só sabemos que não estará relacionado ao tratamento usado. Uma coisa é certa, ele desaparece uma hora ou outra. Uma última notícia boa? Mesmo que os surtos sejam agudos e regulares, eles não deixam marcas na pele!

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

Você também vai gostar

Imagem
advice soigner atopie mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Como cuidar da pele com tendência atópica?

Imagem
advice reconnaitre atopie mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Meu bebê tem pele com tendência atópica?

Imagem
advice eczema mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

O que é exatamente a pele com tendência atópica?