Meu bebê tem pele com tendência atópica?

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Os primeiros sinais

Seu bebê acorda da soneca um pouco irritado, com lágrimas nos olhos e bochechas vermelhas: Teve pesadelos? Está muito calor? Com fome? Ou isso é o início de um surto e esses são prováveis sintomas de pele com tendência atópica? Quando você percebe a vermelhidão e mau humor no bebê, é normal que surjam dúvidas. Nessa idade, é claro que é impossível perguntar a ele exatamente como ele se sente, já que a pele com tendência atópica geralmente ocorre após dois meses de idade.

Algumas dicas simples podem ajudá-la na primeira avaliação:

- Você ou seu parceiro tem pele com tendência atópica? Os fatores hereditários são, certamente, os sinais mais reveladores 

Esta é uma informação muito valiosa, pois permitirá que você faça os cuidados preventivos desde o nascimento, reduzindo o risco de seu filho desenvolver uma pele com tendência atópica em 33% a 50%*.

- Você saberá que a pele do seu bebê está muito seca, pois pode hidratá-la o tanto quanto quiser com hidratantes e, ainda assim, ela ficar áspera. A pele pode começar a escamar em certas áreas também.

- Seu bebê tem dificuldade em adormecer: é verdade que pode haver muitas outras razões, mas além de dois ou três outros sintomas, essa dificuldade para dormir pode ser outra indicação (confira Meu bebê tem problemas para dormir).

- Algumas manchas vermelhas estão começando a aparecer, principalmente no queixo, bochechas, braços e barriga: é quase certeza de que esses sinais estão associados à pele com tendência atópica. Caso apareça exsudação nessas partes, é certeza absoluta: isso é um surto

 

Os primeiros surtos

O que exatamente acontece durante um surto? A inflamação sempre ocorre assim: no começo, seu bebê fica um pouco vermelho por se coçar. A vermelhidão faz a pele inchar, tornando-a mais espessa.

Então, surgirão pequenas bolhas ligeiramente visíveis. Quando as bolhas começam exsudar, um líquido translúcido pode aparecer: as bolhas e a secreção podem virar uma crosta que, por fim, pode desaparecer sozinha. Você não precisa se preocupar com isso: independentemente da intensidade do surto, a pele não ficará marcada.

Você deve evitar que seu bebê se coce o máximo possível, a fim de evitar o aumento de sensações desagradáveis ou uma infecção secundária. Você pode evitar isso com os produtos específicos para bebês e crianças, como um bálsamo emoliente ou creme emoliente e com algumas dicas que podem acalmar a pele do seu bebê.

Pele com tendência atópica, vermelhidão, alergias: consulte seu médico

Assim que você achar que seu filho pode ter pele com tendência atópica, o melhor a se fazer é primeiro consultar seu pediatra ou clínico geral para confirmar o diagnóstico. Se a atopia do seu filho também ocorrer devido a alergias alimentares, seu médico poderá encaminhá-la a um dermatologista ou alergista. Esses especialistas poderão prescrever um tratamento especial para os surtos.

No resto do tempo, ou seja, em períodos não ativos, você pode implementar alguns pequenos hábitos que geralmente funcionam bem para prevenir os surtos.

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

* Fonte: Eric L. Simpson 2014, Horimukai 2014.

Você também vai gostar

Imagem
advice soigner atopie mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Como cuidar da pele com tendência atópica?

Imagem
advice amelioration mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Tratando a dermatite atópica: ela pode melhorar ou desaparecer?

Imagem
advice eczema mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

O que é exatamente a pele com tendência atópica?