Semana do Meio Ambiente: como ser mais sustentável em 5 passos

Estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente, que vai de 01 a 05 de junho. Como uma marca que se preocupa com a natureza, separamos algumas dicas sobre como podemos ser mais sustentáveis em simples ações do dia a dia.

Com a correria do dia a dia, talvez você não tenha pensado no impacto que o seu consumo reflete no meio ambiente. Mas hoje te convidamos a refletir sobre isso e te ajudar com ideias para mudar algumas escolhas do cotidiano.

 

Dicas práticas para ser mais sustentável no dia a dia

Você já ouviu falar sobre os 5 Rs da sustentabilidade? Eles foram definidos como boas práticas, e podem nos ajudar a lembrar de, diariamente, seguir ações mais sustentáveis e que melhoram nossa relação com o meio ambiente. Confira cada um deles:

 

Repensar

Que tal repensar o que consumimos no dia a dia? Ao invés de procurar vários itens para uma só função, você pode encontrar um produto que se encaixa em várias utilidades. Um dos exemplos que sugerimos é repensar os produtos de limpeza que você tem em casa. Será que ter apenas um item não pode resolver o problema? Temos uma dica de limpador multiuso caseiro e sustentável bem simples e usar na limpeza da sua casa.

Limpador multiuso caseiro e sustentável

Ingredientes:
1/4 de xícara de vinagre (qualquer vinagre)
‍1/4 de xícara de álcool
250 ml de água

Modo de fazer:
É só misturar tudo e colocar num borrifador.

 

Repensar

Reutilizar

Você tem ideia da quantidade de lixo que descarta semanalmente? Pode ser que você consiga reutilizar algumas coisas por aí, principalmente embalagens. Potinhos pequenos, por exemplo, podem virar porta-temperos, porta lápis e outros itens que sua criatividade permitir.

A dica também pode ser estendida para garrafas PET que, mesmo sendo 100% recicláveis e de baixo custo, podem apresentar problemas para o meio ambiente. Você pode criar um pequeno jardim ou uma horta vertical, cultivando vegetais de pequeno porte, temperos ou ervas medicinais. As garrafas podem ser presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais: barbante, corda de varal, arame, pallets de madeira ou trilhos de metal.

Reutilizar

 

Reciclar

O hábito de jogar restos de comida no lixo todos os dias e pode contaminar o solo e a água se forem descartados de forma errada. Você sabia que também podemos reciclar o lixo orgânico? O método mais prático é o da compostagem, uma solução que você mesmo pode fazer em casa para preservar o meio ambiente e gerar adubo para a hortinha que você criou.

Como fazer uma composteira caseira?

  1. Separe o lixo orgânico dos outros materiais.

Resíduos que podem ser usados no processo: cascas de ovos, frutas, legumes, sementes e borra de café.

O que não pode ser usado: carne, queijo, arroz, iogurte, leite e óleo.

  1. Escolha a sua composteira, que pode ser feita artesanalmente com materiais recicláveis ou pode ser comprada já pronta.
  2. Mão na massa!

Além de ajudar o planeta, ter seus temperos frescos sempre à mão vai deixar a hora de cozinhar ainda mais gostosa.

Reciclar

 

Recusar

Se você aceitar tudo o que te oferecem diariamente, no final da semana consegue perceber o quanto de resíduos desnecessários acumulamos sem perceber. A simples ação de ir ao mercado com uma sacola reutilizável pode ajudar muito! As sacolinhas do mercado, mesmo que utilizadas como saquinho para lixo depois, são um item de primeiro e único uso.

A segunda via do cartão é um outro exemplo. Se você recusar, pode evitar o desperdício de papel e também possíveis males à sua saúde, já que esse material contém bisfenol-A (BPA), uma substância química que pode ser muito nociva. Assim como outros itens: canudos, panfletos, e copos, talheres ou pratos plásticos. Aprender a dizer não também ajuda nessa dica!

Recusar

Reduzir

O consumo consciente é uma prática que deve ser adotada por todos. Isso significa evitar o desperdício de compras em quantidades exageradas e também pensar na cadeia de produção envolvida até o produto chegar até você.

Para contribuir, você pode:

  1. Evitar o uso de sacolas plásticas para pesar frutas, verduras e legumes nos mercados;
  2. Substituir o papel filme por embalagem de cera;
  3. Ter sua própria garrafinha ou copo de água para evitar os descartáveis;
  4. Reutilizar os potes de condimentos no dia a dia da cozinha;
  5. Olhar sempre o rótulo dos produtos para entender a origem dele.

Reduzir

E aí, de qual dica você gostou mais? Pensar nessas simples maneiras de cuidar do meio ambiente pode ajudar muito nessa luta e ainda tornar o seu dia a dia mais fácil!

Você também vai gostar

Imagem
blog-mustela-Hábitos-higiene-para-pais-filhos-combaterem-avanço-coronavírus-395x415
BEBÊ

Desenvolvimento da criança

Hábitos de higiene para pais e filhos combaterem o avanço do coronavírus

Imagem
blog-mustela-o-que-fazer-com-bebê-resfriado-395x415
BEBÊ

Cotidiano do bebê

O que fazer com o bebê com resfriado?

Imagem
blog-mustela-Coceira-na-gravidez-devo-me-preocupar-395x415
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Coceira na gravidez: devo me preocupar?