Gestação: boa postura para prevenir dores nas costas

No 1º trimestre, sua dor nas costas ainda não pode ser atribuída ao peso do bebê. Mas é um sinal de que agora você precisa dar uma olhada em alguns de seus hábitos e adotar uma boa postura diariamente. Por quê? Para contrabalançar o relaxamento dos músculos abdominais, o que faz com que a pelve se incline para frente e aumente a curvatura das vértebras lombares.

Na cama e ao subir

Mesmo que você goste e ainda consiga dormir de barriga para baixo, essa posição, que acentua a curvatura das vértebras lombares, não é recomendada. Tente dormir de lado com uma ou ambas as pernas dobradas para aliviar os discos intervertebrais. E, ao acordar, ainda deitada de lado, dobre os joelhos e use sua mão para se levantar, virando-se para sentar-se na beirada da cama e depois se levantar.

Ao se vestir

Melhor não usar saltos altos por enquanto. Se os seus calcanhares estiverem muito altos, você será forçada a inclinar a pélvis para a frente para manter o equilíbrio, o que acentuará demais a curvatura e causará dor nas costas. O que é melhor? Saltos de 2 a 5 cm de altura, no máximo.

Ao se sentar no computador

Tenha muito cuidado se passar o dia na frente do computador. A parte inferior das suas costas deve estar devidamente apoiada em seu assento, sua cabeça deve estar reta, seus ombros relaxados e seus antebraços na mesa. Coloque os pés juntos em um apoio para os pés para garantir que a curvatura seja diminuída. E faça pausas regulares: levante-se, ande, agache-se com os joelhos afastados para aliviar e esticar a área lombar. Ao andar Olhe bem à sua frente, com a parte superior da cabeça levantada para o céu sem levantar o queixo e siga em frente com os músculos glúteos e abdominais levemente engajados, lembrando-se de manter os ombros relaxados. Dessa forma, como as modelos fazem, você não colocará tanta pressão na região lombar.

Ao esperar o ônibus

Não pare de prestar atenção e, assim que sentir as costas se encolherem e a pélvis se inclinar para frente, incline uma perna ligeiramente à frente para redistribuir o peso e evitar a curvatura.

Ao sair do supermercado

Equilibre as sacolas de compras em ambos os lados e carregue-as nos ombros, não nas mãos. E troque a bolsa grande que você sempre carrega do mesmo lado para uma bolsa de tamanho mais razoável usada através do corpo.

Ao pegar as coisas

Sempre dobre os joelhos ou dobre um deles à frente antes de se abaixar para pegar alguma coisa ou arrumar a cama. Nunca se curve com as pernas retas: os discos lombares sofrerão imediatamente. Para levantar algo que seja bastante pesado, dobre e separe as pernas e use os músculos da coxa e dos glúteos para suportar a carga, não as costas.

Ao assistir televisão

Sente-se diretamente em frente para evitar torcer o tronco e coloque uma almofada na cavidade das costas para apoiá-la. Ao levantar-se do sofá, sempre coloque a ponta de um dos pés ligeiramente para trás e para o lado para reduzir a flexão do busto e estabilizar o centro de gravidade.

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