Dermatite atópica: como evitar seu surgimento?

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Os sinais desse eczema são vermelhidão, coceira, secura, etc. Porém, eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e também não são irreversíveis.

Os sinais nunca mentem! Alguns meses após o nascimento, a pele do seu bebê ficou bem seca e algumas manchas vermelhas começaram a aparecer? Você ou seu parceiro tem pele com tendência atópica? Não hesite em adotar, desde o nascimento, alguns hábitos que possam se tornar uma fonte de bem-estar e conforto. Lembre-se de que a prevenção é a sua melhor aliada. A pele com tendência atópica está ligada a fatores hereditários, mas ainda podemos fazer algo. Existem duas palavras-chave: prevenir e reparar.

Prevenção da dermatite atópica e cuidados com a pele do seu bebê

Sabemos que a pele seca não é mais impermeável e pode permitir que os alérgenos, parcialmente responsáveis pela pele atópica, sejam absorvidos (confira nosso artigo sobre a pele com tendência atópica). Para reparar a pele seca e, mais especificamente, a barreira da pele, podemos ajudá-la a desempenhar novamente seu papel defensivo. Não vamos esquecer que uma pele bem hidratada significa menos irritação. Para hidratar, aplique um creme ou bálsamo emoliente (confira os benefícios dos produtos emolientes). Além de ter todos os ingredientes de um creme hidratante, eles também contêm lipídios que ajudam a restaurar a camada de lipídios necessária para a superfície da pele, tornando-a mais flexível e resistente. Existem até provas de que, se você aplicar emolientes diariamente desde o nascimento, poderá reduzir o risco de surgimento de sintomas de dermatite atópica em 33% a 50%1. Seria uma lástima não os usar!

Para maior eficácia, escolha produtos bem adaptados à pele delicada do seu bebê (verifique a natureza específica da pele dos bebês). De fato, se você acha que a pele do seu bebê é linda e macia e você não pode parar de tocá-la e fazer cócegas, lembre-se de que ela ainda não se desenvolveu totalmente: a derme é três vezes mais fina que a de um adulto e é muito mais permeável (o que requer mais atenção no caso de pele com tendência atópica). Levará três anos para adquirir as mesmas funcionalidades da pele de um adulto: mais motivos para usar fórmulas especificamente desenvolvidas para bebês e crianças sem medo desde os primeiros dias de vida do seu bebê, de modo a atender a todas as suas necessidades específicas.

Eczema, pele com tendência atópica e vermelhidão: respostas preventivas

No dia a dia,2 evite qualquer coisa que possa contribuir para o surgimento de surtos se o seu filho tiver pele com tendência atópica, incluindo:

- Alérgenos, como ácaros ou poeira.

- Itens que irritam ou ressecam a pele, como sabão, roupas secas e com textura áspera, ar muito seco e temperaturas muito altas.

É claro que nem sempre é fácil antecipar tudo, e você não precisa entrar em pânico quando seu bebê está muito quente ou quando ele adora se aconchegar em você quando você usa blusa de lã, que geralmente parece tão macia. Você só precisa ficar em alerta e evitar, tanto quanto possível, certos ambientes e atividades.. Apesar de tudo, haverá alguns momentos na vida do seu bebê em que os surtos aparecerão de qualquer maneira. Não entre em pânico! Neste caso, os emolientes serão seus melhores amigos. Se necessário, você também pode buscar orientação do seu médico.

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

1 Fonte: Eric L. Simpson, 2014, Horimukai 2014. 2 Leia este tópico: Viva bem todos os dias

Você também vai gostar

Imagem
advice vrai faux mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Verdadeiro ou falso: dermatite atópica

Imagem
advice soigner atopie mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Como cuidar da pele com tendência atópica?

Imagem
advice amelioration mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Tratando a dermatite atópica: ela pode melhorar ou desaparecer?