#Saúde e Bem-estar

Câncer de mama: Como fazer o autoexame?

outubrorosa_1048x964
O câncer de mama pode se manifestar de diversas formas e rapidamente. Fazer o autoexame vai te auxiliar a obter um diagnóstico precoce e um tratamento de qualidade.

Só em 2022, o INCA estimou 66.280 casos novos de câncer de mama, o que torna a doença uma das mais incidentes no Brasil.

Com as maiores taxas nas regiões Sul e Sudeste, o câncer de mama se manifesta de várias formas e seus sintomas podem variar, sendo que algumas vezes, ainda há chance de mulheres com a doença não apresentarem nenhum sinal. 

A melhor forma de combater o câncer de mama é visitando um médico periodicamente auxiliando no diagnóstico precoce e aumentando a qualidade do tratamento caso o câncer de mama seja detectado. Além disso, conhecer o seu próprio corpo e fazer o autoexame vão te ajudar a reconhecer qualquer alteração que pode ser um sinal do câncer de mama.

Quais são os principais sintomas do câncer de mama?

O sintoma mais comum do câncer de mama é o surgimento de um nódulo no seio. Sensíveis ao toque, macios e redondos, os nódulos podem ser dolorosos e apresentar inchaço. 

Além disso, existem outros sinais para se atentar: 

  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
  • Nódulo único ou caroço  
  • Inchaço nas axilas ou parte de uma mama
  • Feridas ou crostas no formato das aréolas 
  • Assimetria 
  • Irritação e alterações da textura da pele 
  • Afundamento de parte da mama

Conhecer suas mamas de forma detalhada facilita todo o processo de identificação dos sintomas que devem começar a partir dos 20 anos de idade. Por isso, após o final do seu ciclo menstrual, tenha o hábito de fazer o autoexame. 
 

MUSTELA-outrosa-sintomas



Aos 40 anos, a mamografia deve ser realizada uma vez ao ano e na menopausa, uma vez ao mês para garantir um diagnóstico precoce e o melhor tratamento da doença.

Como fazer o autoexame?

Separe alguns minutos do seu dia e realize os passos:

  1. Em frente a um espelho, observe se há alguma diferença na aparência dos seios, como caroços, relevos etc. Faça isso de maneiras diferentes: com os braços abaixados, na cintura ou levantados.
  2. No banho, aproveite a pele molhada e deslizante para analisar as mamas. Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita analise a mama esquerda. Faça o mesmo de forma alternada sempre lembrando de fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos.
  3. Se estiver deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito e analise a mama direita. Siga os mesmos movimentos e repita o processo na mama esquerda. 

Caso sinta algum nódulo, procure um médico para o exame ser realizado através de uma mamografia. 

Simples, não é mesmo? Um ato corriqueiro que pode salvar a sua vida. Não esqueça de consultar um médico e cuidar de si com exames regulares.