A higiene

Um gesto de higiene essencial

As impurezas, que muitas vezes são invisíveis, se acumulam no rosto do bebê durante todo o dia e podem danificar a pele e a barreira cutânea que ainda não está madura. Você deve limpar a pele do seu bebê todos os dias utilizando um produto especificamente formulado para a pele frágil. Para ajudar o seu bebê a se acostumar com o procedimento, faça um ritual e, de preferência, sempre faça na mesma hora do dia. 

 

 

 

 

Antes de começar: adquira o hábito de lavar sempre as mãos e utilize produtos especificamente adaptados à pele delicada do seu bebê.

 

 

Rosto

 

  • Os olhos: umedeça um algodão com uma compressa esterilizada com soro fisiológico e passe delicadamente do canto externo do olho para o canto interno. Troque de algodão para limpar o outro olho.
  • As orelhas: faça um pequeno rolo de algodão com os dedos e limpe apenas a parte exterior de modo a evitar o acúmulo de cera. Evite utilizar cotonetes, pois eles podem irritar ou até mesmo ferir o ouvido do seu bebê.
  • O nariz: umedeça um pedaço de algodão em soro fisiológico, em seguida passe suavemente pela narina para umedecer as secreções. Utilize um algodão seco para retirar essas secreções. Troque de algodão para limpar a outra narina.
  • O rosto: limpe-o quantas vezes for necessário durante o dia, sem esquecer a zona atrás das orelhas onde as impurezas têm tendência de se acumular. Para a higienização, utilize o PhysioBébé - Fluido de Limpeza Sem Enxágue.
  • Os cabelos: para pentear o seu bebê, utilize a Água de Toillete e uma escova suave “especial para bebê”.

 

Corpo

 

  • As unhas: espere pelo menos um mês antes de cortar pela primeira vez as unhas do seu bebê. Antes disso, as unhas são muito frágeis e quebradiças. Depois pode cortar regularmente as unhas com uma tesoura de pontas redondas. Opte por um momento em que ele esteja calmo, segure bem a mão ou o pé e fale suavemente para que o seu bebê fique tranquilo durante esta operação. Atenção, não corte as unhas muito curtas para evitar infecções no contorno da unha.
  • A troca da fralda: limpe cuidadosamente o bumbum do seu bebê após cada troca de fralda, principalmente as pregas onde a maceração pode conduzir a irritações e passe o Creme Vitaminado Preventivo de Assaduras. Para a limpeza na área da fralda, utilize os Lenços Umedecidos para a troca de fralda ou PhysioBébé - Fluido de Limpeza Sem Enxágue. Seque delicadamente a pele do seu bebê antes de colocar a fralda.
  • O cordão umbilical: após o nascimento, deve cuidar do cordão umbilical até que o mesmo caia, entre uma semana e dez dias. Para evitar qualquer risco de infecção, desinfete-o todos os dias embebendo uma compressa esterilizada com um antisséptico. Seque em seguida delicadamente com uma compressa limpa.
  • As mãos: tenha sempre com você Lenços Umedecidos para limpar as mãos do seu bebê durante um passeio, na hora de comer ou no carro. 

 

 

Por fim, pode espirrar sobre a roupa ou no couro cabeludo do seu bebê algumas gotas do perfume Musti eau de soin sem álcool especial bebê para perfumá-lo delicadamente. Assim estará estimulando o olfato dele.

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados