Banho do bebê: guia prático para iniciantes

O banho do bebê é mais que um ritual de limpeza da pele. Também ajuda a desenvolver a percepção sensorial do neném e é um momento especial de conexão com o adulto.

Um momento especial com o seu bebê

Quando o bebê nasce, a hora do banho está entre as principais preocupações doa pais de primeira viagem. Dúvidas não faltam: como deve ser feita a limpeza durante o banho? Quais produtos usar? Qual a temperatura ideal da água? 

Descubra os nossos conselhos para aproveitar com toda a serenidade esses momentos privilegiados e aprender a dar banho no bebê sem agredir a pele delicada e ainda imatura dele.

 

Antes do banho

  • Escolha um ambiente espaçoso, onde seja possível se movimentar com tranquilidade e organizar tudo para o banho e pós-banho.
  • Priorize produtos específicos para bebês, com pH neutro e função 2 em 1. Eles são mais práticos para este momento. É o caso do Gel Lavante Corpo e Cabelo da Mustela para peles normais, do Gel Lavante Calmante Corpo e Cabelo da Mustela para peles muito sensíveis - que apresentam algum tipo de vermelhidão com sensibilidade - e do Creme Lavante Stelatopia Corpo e Cabelo da Mustela para peles secas.
  • Tenha à sua mão tudo o que necessita após o banho: toalha, pomada antiassaduras, fralda, hidratante, roupa limpa etc.
  • A altura ideal da banheira é na cintura do adulto. Isso permite maior mobilidade e conforto para o adulto e para o bebê.
  • Aqueça o espaço onde o bebê irá tomar banho de modo em que a temperatura ambiente esteja entre os 20ºC e 22ºC. Se estiver frio, verifique se as janelas e outras entradas de vento estejam fechadas.
  • Encha a banheira com água a 37ºC. Com a ajuda de um termômetro de banho verifique a temperatura. 
  • A profundidade da água deve ser até o quadril do bebê, algo em torno de 5 cm. 
  • Tire a roupa do seu bebê e limpe a área da fralda antes de levar o bebê à banheira. O objetivo é evitar a contaminação da água do banho.

 

Durante o banho

  • Segure o bebê colocando uma mão na nuca e nos ombros e a outra no bumbum. Ele se sentirá tranquilo para entrar na banheira.
  • Para manter o bebê seguro, mantenha-o perto de um dos lados da banheira, com o bumbum apoiado e a cabeça fora da água.
  • Converse com o bebê olho no olho ou cante uma música calma e bem baixinha. Isso aumenta o laço afetivo entre vocês e o acalma para o sono.
  • Ainda segurando o bebê com uma das mãos, pegue um pouco do produto escolhido para o banho com a outra mão.
  • Com delicados e suaves, comece a lavar o couro cabeludo do bebê, seguindo pelos braços, tronco, pernas, pés e termine nas partes íntimas.
  • Para enxaguar, use a mesma mão que aplicou o produto para jogar pequenas quantidades de água na cabeça ou inclinando para trás, garantindo que não escorra água nos olhos do bebê.
  • Nunca o deixe sozinho durante o banho qualquer que seja a idade, mesmo que seja por um instante ou com pouca água. 

Se lhe parecer complicado lavar o seu bebê recém-nascido dentro da água, pode optar por ensaboá-lo deitado em uma toalha e em seguida lavá-lo com água. 

A cada 2 ou 3 dias, lave o couro cabeludo e cabelo do seu bebê com um Shampoo adequado que não arda nos olhos. Se ele tiver crosta láctea, opte por um Shampoo Recém-Nascido, específico que ajudará a limpar a pele do seu bebê. Para enxaguar o cabelo do seu bebê, utilize um copo ou simplesmente a sua mão em concha, conforme for mais agradável para ele. 

Se o bebê regurgitar, fazer xixi ou cocô na água, não hesite em tirá-lo da banheira, secá-lo e preparar outro banho com água limpa.

A partir do 4º ou 5º mês pode utilizar um suporte para banho, se desejar.


Depois do banho

  • Após o enxágue, cubra o rapidamente o bebê com uma toalha e seque-o suavemente sem esfregar. Tenha uma atenção especial na área da fralda e às dobrinhas (coxas, axilas, pescoço e pés) para garantir que ele fique sequinho. 
  • Posicione a fralda abaixo do bebê e aplique a pomada antiassaduras nas regiões em torno dos genitais e das dobrinhas do bumbum. O Creme Vitaminado Preventivo de Assaduras 1>2>3 da Mustela apresenta textura fácil de espalhar e remover e cria uma barreira protetora que atua de maneira eficaz prevenindo, acalmando e aliviando irritações da pele.
  • Lembre-se de manter o ambiente em uma temperatura amena (nem muito frio, nem muito quente) e, então, aproveite para hidratar enquanto faz uma massagem relaxante e delicada do neném. Escolha um hidratante corporal ou com um óleo para massagem. Não hesite em prolongar a massagem para vocês curtirem esse momento fraterno juntos.
  • Vista o bebê com uma roupa confortável e, caso ele tenha bastante cabelo, use uma escovinha  de cabelo específica para recém-nascido e penteie as madeixas dele. E pronto!

Assista ao nosso vídeo tutorial que mostra o passo-a-passo do primeiro banho do bebê:

Você também vai gostar

Imagem
advice massage bebe mini
PÓS-PARTO

Primeiros cuidados com o bebê

Massagem: um momento de ternura com seu bebê

Imagem
advice gest hygiene mini
PÓS-PARTO

Primeiros cuidados com o bebê

Guia de higiene da pele do bebê

Imagem
advice peau douce mini
PÓS-PARTO

Primeiros cuidados com o bebê

Hidratação, bons hábitos para manter a pele do seu bebê macia e confortável