O desenvolvimento motor do bebê

Introdução

Durante o primeiro ano de vida, o bebê vai progredir a uma velocidade incrível: deitado, sentado, engatinhando e por fim de pé, o bebê vai finalmente realizar uma das suas maiores proezas, os primeiros passos!

Para tal, desde que nasceu, o bebê melhorou dia após dia o controle muscular e a coordenação dos movimentos através de diferentes experiências. Paralelamente à maturidade cerebral, o bebê está crescendo em peso e altura, os membros ficam maiores e mais fortes.

Em cada etapa do desenvolvimento, acompanhe-o, dando-lhe atenção, apoio, coragem e elogios, assim como proporcionando novas atividades ao longo da sua evolução: desta forma estará estimulando o despertar sensorial e os progressos do seu filho. Confie na capacidade dele: o seu filho irá sentir e terá uma força adicional para avançar.

E se o bebê não passar por todas as etapas nos momentos especificados, não se preocupe! Mesmo existindo indicações de médias de idade, as crianças desenvolvem a motricidade ao seu ritmo e diversos fatores podem influenciar o progresso: prematuros, o tamanho, o temperamento, os estímulos que recebem, etc. As visitas de controle regulares ao pediatra serão suficientes para verificar o correto desenvolvimento do bebê.

 

> Ao nascer

> Ao 1 mês

> Aos 2 meses

> Aos 3 meses

> Aos 4 meses

> Aos 5 meses

> Aos 6 meses

> Aos 7 meses

> Aos 8 meses

> Aos 9 meses

> Aos 10 meses

> Aos 11 meses

> Entre os 12 e os 15 meses

 

 

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados