#Desconforto e irritações

Bochechas coradas nem sempre são um bom sinal

#Desconforto e irritações
Bochechas coradas nem sempre são um bom sinal
Banner_Principal_1048x964
A crença antiga de que bochechinhas coradas são sinal de saúde nem sempre é verdadeira. A coloração mais avermelhada nas bochechas dos bebês pode ter algum desses motivos, que não costumam causar maiores problemas:

Pele seca e irritada

Bochechas-Coradas_344x265

 

O vento, tempo seco ou frio podem agredir a pele sensível dos bebês e deixar as bochechas rosadas e os lábios machucados. É importante manter a pele saudável aplicando um hidratante em toda a pele e um creme reparador nas áreas mais afetadas.

Dentição

Banner_Dentição_344x265

 

Quando os dentinhos estão por vir, a gengiva coça e fica mais sensível, fazendo com que o bebê coloque a mão e outros objetos na boca o tempo todo. É assim que as bochechas acabam sempre úmidas de saliva, o que irrita a pele e pode causar vermelhidão.

Para aliviar o desconforto nas gengivas, ofereça:
●    mordedores gelados
●    paninhos mergulhados em água gelada
●    picolé de leite materno ou de frutinhas para bebês maiores de 6 meses

Para o rostinho, lave com água e o gel lavante de costume e aplique um creme reparador hidratante para evitar que a pele sofra maiores agressões. Tente manter queixo, bochechas e pescoço secos e reaplique o creme durante o dia.


Queimadura solar

Banner_Queimadura_Solar_344x265

 

Às vezes só percebemos que o Sol está forte quando notamos as bochechinhas do bebê mais avermelhadas... O protetor solar é mais do que necessário para brincar ao ar livre. Para os menores de 6 meses, procure sempre ficar à sombra, evitar os horários de Sol mais forte e levar o chapeuzinho.

Caso o rostinho fique vermelho, os cuidados são simples: 
●    mantenha a criança fora do Sol
●    dê um banho frio
●    aplique o hidratante ideal para o tipo de pele

Pele muito sensível

Banner_Pele_muito_Sensível_344x265

 

Alguns bebês têm o tipo de pele muito sensível, e o maior sinal é a pele ficar vermelha com facilidade. Sol, frio, vento, fricção nas roupas ou ressecamento podem fazer com que a vermelhidão surja. Para prevenir e tratar melhor esse tipo de pele, é indicado o uso de produtos calmantes, hipoalergênicos e sem fragrância.

Eritema infeccioso

Banner_Eritema_344x265

 

Também conhecida como doença da bofetada, quinta moléstia, ou parvovirose humana, o eritema infeccioso é muito comum em crianças e as bochechas vermelhinhas são um de seus principais sinais.
Os sintomas muitas vezes passam despercebidos e são parecidos com os de quadros virais no geral, como: febre baixa, cansaço e coriza. Se não houver nenhuma complicação, não há necessidade de tratamento específico.
Apesar de ser uma doença leve e mais comum em crianças pequenas, pode apresentar perigo para pessoas imunossuprimidas ou gestantes que não tiverem imunidade anterior.

Se a coloração da pele do seu bebê te preocupa e não se assemelha a nenhum desses casos, entre em contato com o seu médico de confiança.