#Desconforto e irritações

Manchas no corpo do recém-nascido, devo me preocupar?

#Desconforto e irritações
Manchas no corpo do recém-nascido, devo me preocupar?
Banner_Manchas_Bebe_1048x964
Seu bebê nasceu com uma manchinha diferente ou ela apareceu depois de algumas semanas? Não se preocupe, as manchas no corpo do recém-nascido são relativamente comuns. Detalhamos aqui algumas das que mais aparecem:

A mancha salmão é um dos tipos de manchas no corpo do recém-nascido.

Manchas Maculares

Aquela manchinha rosadinha que fica mais escura quando o bebê chora ou se esforça é bem comum, aparecendo em 70% dos bebês brancos. Também conhecidas como manchas salmão, bicada de cegonha ou beijo de anjo, são mais comuns nas pálpebras, testa e pescoço.

Elas são formadas por uma alteração vascular e costumam desaparecer até o segundo ano de vida, mas algumas duram até a vida adulta.

 

Melanose_Dermica

 

A mancha mongólica é um dos tipos de manchas no corpo do recém-nascido.

Melanose Dérmica

Muitos pais levam um susto ao perceberem a manchinha roxa nas costas do bebê, pois parece um hematoma. Mas, a mancha mongólica, como é mais conhecida, é formada quando os melanócitos (células com melanina) se acumulam em uma só região.

Um fato interessante é que ela é mais comum quando acontece a miscigenação de etnias, algo que ocorre muito no nosso país. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, elas aparecem em 10% dos brancos, 40% dos latinos, 80% dos negros e, em descendentes de orientais, chegando a 90%. O tamanho é bem variável e ela desaparece sozinha, não precisando de tratamento.

Mancha Vinho do Porto

Esse tipo de mancha tem coloração intensa (vermelho, vinho ou arroxeado) que não se altera com esforço e é permanente. É uma malformação dos vasos sanguíneos que cresce com o passar dos anos, acompanhando o crescimento da criança e podendo ficar com textura espessa na vida adulta.

 

Manchas_Cafe_com_Leite

 

A mancha café com leite é um dos tipos de manchas no corpo do recém-nascido.

Mancha Café com leite

O nome é autoexplicativo, essas manchinhas de cor marrom claro podem aparecer em quaisquer partes do corpo, principalmente no tronco, e costumam aumentar conforme a criança cresce. Homogêneas e bem delimitadas, são comuns e benignas, mas se houver mais de 6 lesões pelo corpo, o pediatra pode pedir alguns exames a mais.

 

Hemangioma_Infantil

 

O hemangioma infantil é um dos tipos de manchas no corpo do recém-nascido.

Hemangioma Infantil

Essa mancha é na verdade um tumor benigno, bem vermelho e com relevo, não é à toa que em inglês é conhecido como strawberry birthmark (mancha de nascença de morango). Pode ser única ou múltipla e costuma aparecer no rosto, couro cabeludo e pescoço. Normalmente aparece ao final do primeiro mês de vida e acomete mais meninas do que meninos.

Há alguns estudos que relacionam o seu aparecimento com gestações que precisaram de exames invasivos, como biópsia de placenta ou aspiração de líquido amniótico. 

Durante o primeiro ano de vida, ela cresce bastante e então começa a diminuir e costuma sumir até os 5 anos. Por isso não há tratamento para os casos comuns, deve-se apenas observar a evolução. Casos de lesões maiores, perto dos olhos ou em locais de fricção constante exigem um acompanhamento mais próximo do pediatra.

Existem ainda muitos outros tipos de manchas que podem aparecer na pele dos recém-nascidos e bebês, e outras que aparecem conforme os anos vão se passando. É sempre bom pedir para o médico examinar todas, a fim de fazer um diagnóstico adequado e indicar o melhor tratamento, além de manter o crescimento delas documentado.

Ah, não se esqueça de proteger a pele da exposição solar para prevenir outros tipos de manchas!