A pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica ou eczema se manifesta na pele por meio do ressecamento, coceira e vermelhidão.
O banho longo é ideal?
Se os adultos geralmente gostam de desfrutar de um banho demorado, quente e relaxante depois de um longo dia, saiba que isso não é a melhor coisa para a pele, principalmente para crianças com dermatite atópica. Na verdade, um banho quente reduzirá a camada de lipídios da pele, que é essencial para a defesa da barreira cutânea.
Devo evitar completamente os banhos longos por causa disso?
Não necessariamente, ainda mais se o seu filho adora brincar na banheira. Ele poderia tomar dois ou três banhos longos por semana. A única precaução necessária é deixá-lo se divertir e brincar por apenas 10 minutos na água entre 35°C e 37°C.
O banho rápido ideal
Já para os demais casos, é melhor cuidar de seu bebê com um banho mais rápido de cinco minutos a uma temperatura máxima de 35°C. Para evitar fatores prejudiciais na pele do seu bebê, escolha um produto sem sabão ou um gel de banho com o mesmo pH fisiológico da pele.
Melhor ainda, experimente um gel de limpeza para bebês e crianças com pele com tendência atópica para proporcionar conforto. Perfeitamente adequado para o corpo ou rosto, o gel irá limpar completamente o seu bebê enquanto o protege. Desde o nascimento, ele acalmará o bebê e deixará a pele macia e sedosa, reduzindo a sensação de coceira.
Ao enxugar o corpo, evite esfregar a pele
O ideal é dar leves batidinhas com uma toalha. Outra precaução necessária: lembre-se de cortar as unhas regularmente e remover suas joias e acessórios antes de dar banho no seu bebê para evitar arranhá-lo por engano. Agora tudo está pronto para que esse momento seja de verdadeira ternura!
Produtos específicos
Usar produtos específicos para eczema é essencial para recuperar a hidratação natural da pele e aliviar os sintomas de coceira e vermelhidão. A linha Stelatopia da Mustela recupera a barreira cutânea da pele e é sem fragrância para respeitar a sensibilidade da atopia.
Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.