#Saúde e Bem-estar

SOS Anticãibras

#Saúde e Bem-estar
SOS Anticãibras
advice crampes slider
Cãibras é um dos pequenos problemas na gravidez que você poderia viver sem. Mas não entre em pânico; livrar-se delas não é apenas possível, é fácil.

Primeiro, você tem que identificá-las corretamente

A cãibra é uma contração muscular súbita, intensa, involuntária, temporária, mas muitas vezes muito dolorosa. Ocorre à noite na maioria das vezes e tem maior probabilidade de afetar os músculos da panturrilha do que os da coxa ou do dedo do pé. E, é claro, ocorre mais frequentemente durante a gravidez devido às alterações hormonais que, entre outras coisas, retardam a circulação de retorno.

Ela não é prejudicial e pode ser facilmente evitada. No entanto, uma simples cãibra muscular não deve ser confundida com o desenvolvimento de um problema vascular. Nesse caso, a dor que tensiona o músculo da panturrilha sempre ocorre ao caminhar (nunca quando em repouso), cessa quando você para e sempre recomeça após o mesmo número de passos em cerca de dez metros.

Para descartar qualquer suspeita de arterite (uma condição que afeta a artéria da perna), consulte um médico que provavelmente realizará uma ultrassonografia com Doppler.

Como evitar a cãibra: Hidrate-se.

Cãibras ocorrem mais em caso de desidratação, contraindo o músculo devido à má remoção de resíduos.

Pare de fumar

O tabaco causa vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos) e uma onda de CO2 que prejudica a boa irrigação muscular e a oxigenação.

Magnésio

A falta de magnésio afeta negativamente o relaxamento muscular, podendo ser necessário avaliar sua dieta (e fazer um pouco mais de esforço com o chocolate amargo!) ou um suplemento. Mas sempre com orientação médica, pois o excesso de magnésio pode causar problemas digestivos.

Aqueça-se adequadamente

Não corra para pegar um ônibus nem participe de uma atividade esportiva sem se aquecer por pelo menos 15 minutos antes para permitir que os músculos se oxigenem suficientemente para se recuperar do esforço sem acumular ácido lático, uma toxina que estimula as cãibras.

Como se livrar de cãibras

Alongue-se... Na hora, a única solução é alongar o músculo suavemente na direção oposta à hiperextensão. Puxe os dedos do pé para frente no caso de cãibras no peito do pé. No caso de cãibras no músculo da panturrilha, puxe o pé em um ângulo reto ou ande sobre os calcanhares. Ou levante-se, coloque a ponta do pé contra um móvel com o calcanhar no chão e mova o corpo em direção à parede para alongá-lo.

No calor

Aplique uma garrafa de água quente para relaxar a contração e deixe-a ali por 20 minutos para um alívio mais duradouro. Tome cuidado, é claro, para não se queimar.

Relaxe

Se a dor persistir no dia seguinte, tente massagear a área com um creme desenvolvido especialmente para uso na gravidez (alguns ingredientes ativos podem ser contraindicados). Sempre massageie em direção ao coração e sem pressionar muito. Descanse: Esse procedimento fácil consiste em elevar as pernas ao pé da cama para melhorar o retorno venoso. Certifique-se também de dormir bastante, pois a falta de sono causa fadiga, o que encoraja a cãibra.

Evitar

Aspirinas e outros medicamentos anti-inflamatórios, pois tornam o sangue mais fluido e pioram o sangramento do músculo. De qualquer forma, esses medicamentos não são recomendados durante a gravidez.