As primeiras interações com seu bebê

Durante o primeiro ano, seu bebê assimila o mundo ao seu redor a uma velocidade surpreendente. Muito antes de poder falar, seu bebê se comunica com você de mil maneiras diferentes!

Comunicação com o recém-nascido

A primeira comunicação entre você e seu bebê ocorre bem antes do nascimento: mesmo no útero, os sentidos dele estão desenvolvidos o suficiente para que ele sinta seu carinho, ouça sua voz e sinta sua presença. Quando ele nasce, ele usa todos os recursos que tem para estabelecer contato com você:

• Olhar

Quando seu bebê olha para você pela primeira vez logo após o nascimento, o olhar dele passa por você, despertando emoções em você que te transformam em mãe (ou pai). Você está cara a cara com seu bebê, e ele com certeza será diferente do bebê que você imaginou durante a gravidez. O olhar do seu bebê também é um reflexo de sua experiência pré-natal. Ele finalmente encontra as pessoas que cuidaram dele tão bem durante os 9 meses que passou no útero. Mais tarde, o olhar de seu bebê irá refletir seu estado emocional e o estágio de desenvolvimento que ele atingiu, independentemente da idade. Com o tempo, o vínculo cada vez mais estreito entre vocês significará que, apenas com um olhar, você entenderá o que ele está sentindo.

• Toque

No nascimento, a necessidade de contato físico do bebê é tão grande quanto a de comer e dormir. Ele precisará de seus braços para ajudá-lo a ter consciência do próprio corpo, acalmá-lo, aquecê-lo e ajudá-lo a se sentir protegido quando estiver inquieto. A proximidade física, o contato com pele ou com o corpo e dormir no mesmo quarto que você durante os primeiros meses ajudarão o bebê a se adaptar a esse novo mundo e a ser independente de forma mais fácil.

• Voz e sons

Desde o nascimento, sua voz tranquilizará e humanizará o seu bebê. O contato essencial dos seus braços com as palavras que você fala e as canções suaves que você canta o acalmarão em momentos de necessidade. Logo no início, seu bebê tentará produzir seus próprios sons para se comunicar com você: aos 2 meses, seu bebê balbuciará divertindo-se fazendo com que os sons "err, err", "aheu" ou "areu" respondam ou chamem a sua atenção. Aos 4 meses, ele começará a vocalizar, aos 6 meses começará a compor seus sons e, então, por volta dos 8 meses, começará a dizer “pa-pa” e “ma-ma”. Então, finalmente, com cerca de um ano de idade, ele vai começar a falar de forma enrolada e dizendo suas primeiras palavras.

Encorajando a comunicação com seu bebê

Seu bebê é completamente dependente de você. Quanto mais você atender às demandas dele nos primeiros meses (particularmente sobre amamentação ou com mamadeira) e segurar o bebê, mais segurança emocional ele terá. Isso o ajudará a se tornar independente e a enfrentar quaisquer dificuldades que encontrar.

Você precisa ter tempo para assistir, ouvir e entender seu bebê

Seu comportamento é um reflexo exato do que ele sente por dentro. Suas reações guiarão e ajudarão você a compreendê-las.

Tente, também, falar com ele “sinceramente”. Isso significa não mentir para ele e falar com ele normalmente sem usar a fala de “bebê”.

Se você não tiver convicção, ele não irá assimilá-las. Um bebê sabe se você o apoia. Ele precisa saber que pode contar com você. Antes de entender o significado exato de suas palavras, ele entende, pelo tom da sua voz, se suas intenções são boas ou más.

Mostre uma atitude positiva - porque para crescer e evoluir, seu bebê precisa que o pai e a mãe fiquem impressionados com o progresso dele, por menor que pareça. Dê-lhe incentivo para ajudar a aumentar sua autoconfiança.

Elogie-o em todas as fases do seu desenvolvimento: seja para um sorriso, quando ele começa a brincar, andar, apontar para alguma coisa com o dedo e assim por diante.

Ao comemorar as conquistas do bebê, você pode ajudá-lo a esquecer e superar qualquer dificuldade que ele tenha.

Você também vai gostar

Imagem
advice devenir papa mini
PÓS-PARTO

Comunicando-se com o bebê

Dicas para pai de primeira viagem

Imagem
advice diversification mini
BEBÊ

Cotidiano do bebê

Variando a alimentação do seu bebê

Imagem
advice gazouillis mini
PÓS-PARTO

Comunicando-se com o bebê

A linguagem inicial do bebê: do balbucio às primeiras palavras