Pele na gravidez: posso expor ao sol?

O sol faz você se sentir bem, bronzeia a pele, sintetiza a vitamina D. Sim, mas durante a gravidez, cuidados extras e moderação devem ser observados quando se trata de tomar sol!

Hidrate sua pele duas vezes mais

A pele das mulheres grávidas é particularmente delicada. Principalmente porque as alterações hormonais aumentam a perda de umidade pela transpiração. Portanto, sua pele já está desidratada e a exposição ao sol apenas acentua isso. Não é nenhum segredo que o sol danifica e seca a pele! Como um tratamento preventivo, é essencial hidratar o rosto e o corpo todos os dias com produtos especificamente desenvolvidos para nutrir a pele com segurança para você e seu bebê. Caso contrário, o risco de aperto, desconforto, perda de elasticidade e, portanto, estrias, será maior.

Proteção eficaz contra os raios UVA e UVB

A exposição ao sol aumenta a probabilidade do aparecimento de manchas escuras na pele. E esse fenômeno é mais acentuado na gravidez porque os hormônios estimulam a produção de melanina, o pigmento que causa o bronzeamento... e algumas pintas. Se você não tomar cuidado, há o risco de o número dessas pintas aumentar nas bochechas e na testa, resultando na conhecida máscara de gravidez. A fina linha marrom abaixo do umbigo também pode ficar mais evidenciada. E o mesmo acontece com quaisquer estrias que possam ter se formado: essa pigmentação excessiva as torna mais visíveis. Portanto, um protetor solar com um fator alto (FPS 50, à prova d'água, com filtros de raios UVA e UVB) é mais necessário do que nunca, também para evitar insolação e proteger-se do risco de melanoma.

Mantenha suas pernas frescas

Novamente, devido à influência dos hormônios, mas também ao ganho de peso, a circulação se torna mais problemática na gravidez. A partir do primeiro trimestre, o sangue estagna nas veias e elas se tornam distendidas e as paredes se tornam mais frágeis. A exposição estática prolongada ao sol tem exatamente o mesmo efeito... Por isso, é essencial evitar esses dois fatores, que incentivam a ocorrência de pernas pesadas ou mesmo varizes. No sol, as pernas devem permanecer na sombra ou ser mantidas em movimento. E aplique um gel fresco especialmente desenvolvido para a gravidez para tonificar e aliviar imediatamente qualquer sensação de peso. Lembre-se do chapéu, dos óculos escuros e de uma garrafa de água.

Atenção no período de exposição solar

É suficiente expor sua pele por uma hora por volta das 10h e 17h para estimular a produção da quantidade de vitamina D necessária para a absorção de cálcio. Contudo, encurtar o tempo de exposição não significa que você pode deixar os itens essenciais para lá. Um chapéu ainda é de suma importância para protegê-la de manchas solares e insolação e os óculos de sol são essenciais para proteger seus olhos, que, por produzir menos lágrimas devido ao efeito dos hormônios, são mais vulneráveis à irritação.

Uma garrafa de água também continua a sua maior aliada para contrabalançar a desidratação hormonal e relacionada ao sol, que é prejudicial para a operação correta do corpo e a saúde da pele. 

Aumente os tratamentos restaurativos

Enquanto o sol danifica e seca a pele, o vento, o cloro das piscinas, o sal do mar e a transpiração também o fazem. Portanto, após a exposição ao sol, você deve dar à sua pele um tratamento restaurador suave. Comece removendo qualquer resíduo de sal, areia e outros fatores irritantes com um limpador de pele super hidratante. E, depois de secar (com tapinhas, sem esfregar), trate a reatividade da pele e a hidrate bem com um bálsamo hidratante calmante, livre de qualquer substância que possa causar preocupação. As fórmulas corretas desse tipo não precisam necessariamente ser rotuladas como “pós-sol”. No entanto, é melhor ter um creme para o rosto, além de um bálsamo hidratante.

Você também vai gostar

Imagem
advice demangeaisons mini
GRAVIDEZ

Paz de espírito

Adeus, coceira. Olá, pele macia!

Imagem
advice hydratation mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

Entenda porquê beber água na gravidez é essencial

Imagem
advice vergetures mini
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Estrias? Não, obrigada!