Cuidados com a pele muito sensível do bebê no verão

Saiba por que as irritações acontecem e como evitar e o desconforto da pele nos dias mais quentes.

 

A pele do bebê é mais frágil e imatura se comparada à adulta: ela ainda não adquiriu todas as suas funcionalidades e, por isso, não consegue realizar completamente sua principal função de barreira protetora. O pH está mais próximo do neutro, a derme é mais fina e sensível - o que deixa a pele do bebê ainda mais suscetível a agressões externas.

Engana-se quem acha que a cútis dos pequenos são todas iguais. Existem bebês que têm a pele ainda mais sensível que os demais e, para eles, o verão costuma ser um período complicado, já que o calor e a umidade podem ocasionar muitas irritações e alergias.

 

Peles sensíveis = atenção redobrada

Todos os tipos de pele merecem cuidados especiais nos meses mais quentes do ano, mas aquelas muito sensíveis precisam de atenção redobrada. Isso porque este tipo de pele fica mais vulnerável a picadas de insetos e exposição solar mais intensa nessa época.

Sol, suor, umidade e até mesmo o atrito do tecido das próprias roupas podem ser suficientes para irritar a pele do bebê, deixando-o ainda mais desconfortável no calor. Todos estes fatores funcionam como “gatilhos” capazes de provocar reações na pele do pequeno, entre elas alergias, coceiras, brotoejas e até infecções como doença mão-pé-boca.

Tudo isso causa uma reação quase imediata da pele, gerando uma vermelhidão temporária. “Esse tipo de pele assa facilmente e apresenta ainda mais irritações nas dobrinhas, causando desconforto. Se os pais usarem um produto mais agressivo, há possibilidade do bebê desenvolver uma doença de pele”, explica a pediatra e dermatologista Dra. Maraya Mainardi.

 

Produtos específicos para peles sensíveis

A boa notícia é que com hábitos simples e produtos específicos para essa condição de pele, existem maneiras de aliviar o incômodo causado pela pele muito sensível.

A linha de cuidados para Pele Muito Sensível da Mustela traz produtos com até 99% de ingredientes naturais, entre eles, a Schizandra, um berry rico em vitaminas A, B6, C, E e oligoelementos, que consegue acalmar as irritações da pele, reduzindo os principais sintomas característicos. A linha é sem perfume, pensada em atuar em perfeita harmonia com a frágil condição da pele sensível, além de ser hipoalergênica, dermatologicamente testada e recomendada para uso desde o nascimento.

 

Cuidados na troca de fraldas

No verão, as trocas de fralda podem ser mais constantes. Isso porque a umidade do xixi aliada ao calor pode ser extremamente desconfortável para os pequenos que têm alta sensibilidade na pele.

Para esse momento, a Mustela desenvolveu as Toalhas Umedecidas Calmantes, que higienizam enquanto suavizam as irritações da pele, e o Creme Vitaminado Preventivo de Assaduras 1>2>3, com tripla ação contra as assaduras: previne vermelhidão, acalma a pele e alivia prolongadamente.

 

O banho da pele muito sensível

A temperatura da água deve ser morna e não é preciso esfregar a pele, já que isso pode desencadear irritações. Opte por usar apenas as mãos com movimentos delicados para facilitar o banho.

Por conta do calor, o bebê precisará de mais banhos ao longo do dia e, nem sempre é preciso utilizar sabonetes ou outros produtos: uma vez por dia basta.

Para acalmar a pele também na hora do banho, produtos desenvolvidos especificamente para esse fim são indispensáveis. É o caso do Gel Lavante Calmante que, além de conter tensoativos de origem natural que respeitam a pele muito sensível, melhora a sensação de desconforto da pele e garante um banho dos pés à cabeça. Conta ainda com a tecnologia Syndet, que dispensa o uso de sabão e não arde nos olhos.

Após o banho, a secagem deve ser feita de forma sutil com toalhas de algodão.

 

Importância da hidratação

A hidratação também deve ser levada a sério no verão. Embora o clima seja mais úmido, a pele do bebê tende a perder água com mais facilidade do que a dos adultos. Bebês com pele ressecada têm mais facilidade de desenvolver problemas como a dermatite, por isso a hidratação é uma forma bastante eficaz de prevenir esse tipo de condição.

A linha Mustela Bebê para pele muito sensível conta também com um Hidratante Calmante formulado especialmente para o rosto e o corpo do bebê, que proporciona hidratação imediata e prolongada, que suaviza e acalma a pele.

 

Atenção à rotina do bebê

  • Além de todos esses cuidados, a alimentação deve ser leve: se seu bebê já se alimenta de forma variada, ofereça frutas e água fresca sempre.
  • Já no caso do sol, após os seis meses o protetor solar deve ser um companheiro inseparável nos dias quentes do verão. Proteger e cuidar da pele muito sensível garante dias mais tranquilos para o pequeno, proporcionando momentos de alegria e conforto cutâneo;
  • É importante, também, manter o quarto do bebê com temperaturas agradáveis, assim como evitar o excesso de roupas. Sempre que possível, abuse de roupas leves, de algodão, sem elásticos ou acessórios que possam entrar em contato direto com a pele, e, sempre que possível, deixe seu bebê só de fralda.

Você também vai gostar

Imagem
advice peau TS mini
BEBÊ

Tipos de pele

O que é a pele muito sensível do bebê?

Imagem
advice depart vacance mini
BEBÊ

Cotidiano do bebê

Como planejar as primeiras férias em família com o bebê

Imagem
advice vacances mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Dermatite atópica e férias: hábitos que podem ser adotados