#Rotinas e cuidados com o bebê

Conheça massagens que ajudam a aliviar desconfortos rotineiros dos bebês

#Rotinas e cuidados com o bebê
Conheça massagens que ajudam a aliviar desconfortos rotineiros dos bebês
Blog-Massagem-1048x964px
Acima de tudo, massagear seu filho ajuda a criar um laço de confiança e afeto entre vocês. Embora tratamentos e acompanhamento médico sejam fundamentais, movimentos de massagem específicos podem aliviar alguns sintomas comuns das crianças durante os primeiros meses de vida.

Aqui estão algumas dicas de massagem para aliviar estes desconfortos:

Massagem para aliviar as dores da dentição

No início do processo de dentição, é comum perceber alguns sinais, como as crianças começarem a babar muito, as bochechas ficarem coradas com mais frequência, uma erupção cutânea pode aparecer nas nádegas e algumas crianças têm momentos mais birrentos, ficam amuadas e choram muito alto, sem motivo aparente.  

Se você conseguir olhar as gengivas, notará que elas estarão inchadas e até poderá notar os  pequenos dentes empurrando e começando a aparecer. Mas cuidado: é importante saber que nesta fase de nascimento dos dentinhos, você deve evitar colocar os dedos na boca da criança, pois a mucosa gengival já está inflamada e você pode acabar contaminando o local sensibilizado. Nosso conselho é sempre procurar seu médico, que pode prescrever o que é mais indicado para aliviar as dores da dentição. 

Uma outra maneira de ajudar o seu bebê nesta fase é fazer uma massagem cuidadosa ao redor de sua boca: 

1. Coloque os dedos indicadores no "arco do cupido" (a pequena e fofa área no topo do lábio superior, onde fica o "bigode");
2. Delicadamente, faça pequenos círculos com os dedos como se fosse unir os dois cantos dos lábios (a extremidade onde os lábios superior e inferior se encontram);
3. Você também pode massagear abaixo do lábio inferior, para aliviar a gengiva inferior (você vai perceber como pode massagear a gengiva do seu filho por meio dos lábios).

Massagem

Massagem para alívio de constipação intestinal

Seu filho se esforça muito para evacuar ou chora no momento de fazer cocô? Seu funcionamento intestinal é menos frequente? Você pode aliviar este mal-estar com uma massagem para estimular os movimentos do cólon e promover a liberação indolor e natural das fezes.

1. Antes de mais nada, lembre-se de que é essencial realizar estes movimentos sempre no sentido horário: esta é a direção natural dos gases e das fezes.
2. Usando os dedos indicadores médios, faça movimentos circulares na barriga do seu filho. Os movimentos devem ser lentos e constantes. Leve o seu tempo para massagear seu pequeno. E se você ouvir um "pum", isso é um bom sinal! ;) 

Um cuidado: não vá mais do que dois dedos acima do umbigo, pois você pode estimular o estômago do seu filho e causar desconforto gástrico. Também é bom saber que esta massagem funciona para crianças maiores!

Massagem-Toque

Massagem para relaxar as mãozinhas do bebê

Você provavelmente já notou como seu pequeno pode apertar as mãos com muita força, ficando com os punhos muito cerrados e até causando uma certa tensão naquela região. Use a massagem para ajudar seu filho a abrir as mãozinhas e relaxar com movimentos agradáveis.

1. Abra a mão do seu filho, deslizando seu dedo pela palma até a ponta da mão, levantando suavemente os dedinhos.
2. Uma vez que os dedos dele estão desdobrados, deixe uma de suas mãos sob a dele e adicione um movimento de carícia com a outra mão, indo do pulso até a ponta dos dedos.

Às vezes, você vai perceber que a mão do seu filho vai estar tão apertada que não abrirá na primeira tentativa. Não insista no momento, vá sentindo aos poucos e tente novamente depois de algum tempo. 

Massagear seu filho pode fazer parte da rotina entre pais e a criança para criar um vínculo precioso, além de ter vantagens no desenvolvimento emocional e físico, aliviando pequenos desconfortos comuns desta fase.