#Futuros papais

Como estimular os bebês desde a gestação

#Futuros papais
Como estimular os bebês desde a gestação
blog-mustela-como-estimular-os-bebes-desde-gestacao-1048x964
Você já deve ter ouvido falar e/ou conhece mamães e papais que interagem com os bebês desde o comecinho da gestação, quando ele ainda está começando a se formar. Já se perguntou que benefícios esses estímulos trazem? Além de todo o amor e carinho desde os primeiros momentinhos do bebê, interagir com os bebês ainda na barriga ajuda no desenvolvimento dos pequenos.

 

Os bebês passam, em média, 40 semanas no útero da mãe. Nesse período, eles ouvem tudo e sentem as emoções da mãe também! Desde cedo, os bebês recebem estímulos do ambiente externo e, por isso, é muito importante estimular o bebê na barriga. Quando as mamães acariciam a barriga, cantam para o bebê e conversam com ele, ele sente e retribui, tanto em forma de pequenos chutes quanto em movimentos.

A interação com os bebês é essencial, principalmente para que ele reconheça a voz dos pais desde cedo, mas também para se desenvolver melhor. Separamos algumas dicas de interação e os benefícios que elas trazem, para você sempre estar bem conectada a seu filho ou filha.

 

Como estimular os bebês desde a gestação

  1. Converse com o seu bebê

Essa é a principal e mais frequente forma de estimular seu bebê. A partir da 16ª semana, ele já é capaz de reconhecer sua voz e o vínculo entre você só tende a se fortalecer. Se puder, converse com ele em ambientes mais silenciosos e confortáveis.

  1. Coloque músicas suaves ou cante para ele

A música ajuda a acalmar seu pequenino, e ouvir um ritmo calmo e gostoso pode ajudar a relaxá-lo também. Seu bebê sente quando você está estressada, triste ou ansiosa, e cantar para ele ou colocar fones de ouvido na barriga podem ajudar também.

No futuro, quando ele nascer, as músicas que ele ouvia na barriga também pode ajudar a acalmá-lo em uma noite de choro. Além disso, ouvir música ou cantigas também estimula o desenvolvimento sensorial e faz seu filho se conectar com as melodias.

  1. Faça carinhos na sua barriga

Estímulos de toque são muito bons para o desenvolvimento da conexão com os pais. Além do carinho, o estímulo de toque também traz benefícios para o momento do parto, pois a mãe e o bebê ficam mais estáveis emocionalmente.

Aproveite para fazer aquela massagem gostosa na barriga com um creme hidratante, tanto para ajudar nesse momento de carinho quanto para hidratar sua pele e prevenir estrias. Quando seu bebê reagir ao seu toque, observe o movimento feito e repita-o diversas vezes.

  1. Leia para o seu bebê

A leitura traz muitos benefícios emocionais e também cognitivos para o seu bebê. Muitos especialistas defendem que ler ou contar uma história para seu filho desde a gestação incentiva o hábito da leitura no futuro, e não existe um mês específico para colocar essa ação em prática. Além disso, essa é mais uma forma de ele ter contato com sua voz.

  1. Faça exercícios na água

As atividades aquáticas estimulam os bebês e aliviam o peso da barriga para as mamães. Quando a água tem contato com a barriga, os bebês também sentem uma atmosfera diferente e relaxante. As mamães também fica mais relaxadas pela atividade física, e os bebês são capazes de sentir isso.

Essa atividade pode ser praticada em qualquer mês da gestação, mas é sempre importante combinar com o seu ginecologista.

Essas são dicas simples e fáceis, que conectam você cada vez mais com seu bebê conforme a gestação avança, e também trazem muitos benefícios para quando seu bebê nascer.