#Rotinas e cuidados com o bebê

Como dar banho de chuveiro no bebê?

#Rotinas e cuidados com o bebê
Como dar banho de chuveiro no bebê?
Banner_Banho_de_Chuveiro_1048x964
Quando o bebê nasce, parece ser uma extensão dos cuidadores primários, então por que não tomar banho juntos? Ao contrário do que alguns pensam, o bebê pode sim tomar banho de chuveiro desde o nascimento, e essa pode ser uma deliciosa experiência sensorial.

O barulhinho da água caindo lembra o bebê do som do útero e o contato pele a pele com certeza vai deixá-lo muito confortável. O sistema imunológico é beneficiado pelo contato com a microbiota dos pais, essa troca é importante para fortalecer a proteção do bebê. Enfim, são muitos os benefícios que essa prática traz quando tomados os devidos cuidados.

Banho em família

 

Banho_de_Chuveiro_Familia

 

Uma boa ideia para o banho de chuveiro no bebê é incluir toda a família. Dessa forma, o bebê tem contato pele a pele e o vínculo com ambos cuidadores aumenta. Diferentes corpos, microbiotas e tipos de carinho, tudo isso faz bem ao bebê. Só lembre-se de não demorar muito, pois a água morna desidrata a pele delicada do bebê. 

Quando parar com o banho de chuveiro no bebê?

 

Banho_de_Chuveiro_Bebe

 

As crianças aprendem pelo exemplo, portanto, banhar-se na frente delas é uma ótima maneira de ensinar a rotina de higiene. Banhar-se com cuidadores de diferentes corpos e sexos biológicos também é ótimo para trabalhar a percepção corporal.

Esse também pode ser o momento de ensinar sobre posse e impor limites sobre os corpos. O corpo da criança não deve ser tocado sem permissão, assim como os dos cuidadores. Geralmente aos 4, 5 anos, a criança tem esse despertar da percepção corporal e, diferente do bebê, tem mais propriedade sobre o seu próprio corpo.

Cada família sabe até quando estão confortáveis com a nudez e devem estipular seus próprios limites.

Quais cuidados tomar com o banho de chuveiro no bebê?

 

Banho_de_Chuveirp_Bebe_Criança

 

  • A água deve estar numa temperatura morna e confortável.
  • O jato de água não deve ser muito forte, para não assustar nem machucar o bebê.
  • Evite a água direto na cabeça e rosto do bebê.
  • Não ensaboe o corpo todo de uma vez, pois a pele fica escorregadia e podem ocorrer acidentes. 
  • Escolha produtos seguros para você e o bebê, priorizando gel lavante.
  • Peça para o outro cuidador tirar o bebê do banho e já enrolar na toalha.
  • Caso você esteja doente não é recomendado dar o banho de chuveiro no bebê para evitar contaminações.
  • Se preferir, use um banquinho para se sentar com o bebê no colo durante o banho. O banho de chuveiro no bebê deve ser o mais confortável possível, garantindo a segurança de todos.
  • Amamentar durante o banho também é válido, só cuidado para não ficar muito tempo na água.
  • Não se esqueça de aplicar hidratante após o banho.

Se preferir dar o banho do bebê na banheira, está tudo bem também. Lembre-se de manter a banheira sempre limpa e seca para evitar contaminação. Tome cuidado para não escorregar. O importante é a troca de carinho e o cuidado nesse momento especial de troca.