Brotoejas: o que são e como cuidar delas
Updated on Março 2, 2023
Created on Dezembro 23, 2020
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Dezembro 23, 2020
Você, seus filhos ou alguém da sua família já teve brotoejas? Você sabe como elas são formadas e quais os cuidados necessários para tentar evitar que elas apareçam? Falamos um pouquinho sobre essa dermatite por aqui.
Como já falamos, as brotoejas são uma dermatite muito comum no verão, e aparecem de forma repentina, podendo atingir grandes áreas do corpo. Elas são causadas pela sudorese excessiva, e apresenta sintomas específicos, como:
Também existe a miliária cristalina, que não traz sintomas, apenas algumas bolhas não-inflamatórias. Quando a condição da brotoeja é mais escura, a erupção está em uma camada mais profunda, com inflamação e bastante coceira. Caso haja pus, também pode ser o caso de uma infecção bacteriana secundária, e é muito importante consultar um bom dermatologista para fazer um tratamento completo.
As regiões onde as erupções mais aparecem são: axilas, pescoço, tronco, virilha e áreas em que mais há fricção na pele. As brotoejas são muito comuns em crianças e bebês, mas também podem acometer idosos com frequência.
Por que as brotoejas aparecem?
Essa é uma das dermatites mais comuns do verão, e são causadas exatamente pelo excesso de calor. Além do excesso de calor e suor, substâncias químicas que obstruem os poros também podem ser um fator agravante, como bronzeadores, óleos ou cremes e hidratantes gordurosos. Uma febre alta também favorece o aparecimento dessas lesões.
Sim, é possível tomar alguns cuidados para evitar que essa condição apareça:
Evite tecidos sintéticos
Prefira tecidos naturais, de preferência algodão, que deixa a pele respirar bastante
Evite banhos quentes
Evite ambientes quentes e úmidos
Cuidado com o excesso de roupas e agasalhos
Se houver propensão ao aparecimento de brotoejas, procure evitar atividades que provoquem o aumento da transpiração
Mantenha o ambiente fresco e ventilado com o auxílio de ventiladores, se precisar.
Normalmente, elas desaparecem sozinhas, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem. Manter o ambiente fresco e ventilado ajuda muito a aliviar os sintomas mais rapidamente, e não será preciso um tratamento específico.
Porém, os sintomas podem trazer desconforto, e a hidratação da pele pode ajudar! Nesse caso, a linha Pele Muito Sensível é ideal para acalmar as lesões e diminuir a irritação. Por via das dúvidas, ou se perceber que as lesões estão piorando, consulte um dermatologista para um tratamento adequado.
O tratamento indicado pelo dermatologista levará em conta as características as lesões, a parte do corpo onde estão localizadas a maioria das lesões e a gravidade das bolhas e vermelhidões. O mais comum é que seja um tratamento atópico e medidas para refrescar a pele. E também é importante ter cuidado com o uso excessivo de sabonetes, porque podem ressecar a pele ainda mais ou causar obstrução nos poros.
Consulte um dermatologista de confiança.