#Desconforto e irritações

Brotoejas: o que são e como cuidar delas

#Desconforto e irritações
Brotoejas: o que são e como cuidar delas
blog-mustela-Brotoejas_1048x964
Com o verão chegando, começa o aumento de problemas de pele, principalmente se a família for curtir a praia, a piscina ou alguma viagem para aproveitar a estação mais quente do ano. Uma das condições mais comuns dessa estação são as brotoejas, nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pelo excesso de calor e suor.

Você, seus filhos ou alguém da sua família já teve brotoejas? Você sabe como elas são formadas e quais os cuidados necessários para tentar evitar que elas apareçam? Falamos um pouquinho sobre essa dermatite por aqui.

  • O que são as brotoejas?

Como já falamos, as brotoejas são uma dermatite muito comum no verão, e aparecem de forma repentina, podendo atingir grandes áreas do corpo. Elas são causadas pela sudorese excessiva, e apresenta sintomas específicos, como:

  • bolhas
  • manchas vermelhas
  • coceira
  • queimação
  • erupções na pele
  • ou saliências.
blog-mustela-Brotoejas_395x415

Também existe a miliária cristalina, que não traz sintomas, apenas algumas bolhas não-inflamatórias. Quando a condição da brotoeja é mais escura, a erupção está em uma camada mais profunda, com inflamação e bastante coceira. Caso haja pus, também pode ser o caso de uma infecção bacteriana secundária, e é muito importante consultar um bom dermatologista para fazer um tratamento completo.
As regiões onde as erupções mais aparecem são: axilas, pescoço, tronco, virilha e áreas em que mais há fricção na pele. As brotoejas são muito comuns em crianças e bebês, mas também podem acometer idosos com frequência. 
Por que as brotoejas aparecem?
Essa é uma das dermatites mais comuns do verão, e são causadas exatamente pelo excesso de calor. Além do excesso de calor e suor, substâncias químicas que obstruem os poros também podem ser um fator agravante, como bronzeadores, óleos ou cremes e hidratantes gordurosos. Uma febre alta também favorece o aparecimento dessas lesões.

  • Como evitar as brotoejas?

Sim, é possível tomar alguns cuidados para evitar que essa condição apareça:
Evite tecidos sintéticos
Prefira tecidos naturais, de preferência algodão, que deixa a pele respirar bastante
Evite banhos quentes
Evite ambientes quentes e úmidos
Cuidado com o excesso de roupas e agasalhos
Se houver propensão ao aparecimento de brotoejas, procure evitar atividades que provoquem o aumento da transpiração
Mantenha o ambiente fresco e ventilado com o auxílio de ventiladores, se precisar.

  • O que fazer quando elas aparecerem?

Normalmente, elas desaparecem sozinhas, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem. Manter o ambiente fresco e ventilado ajuda muito a aliviar os sintomas mais rapidamente, e não será preciso um tratamento específico. 
Porém, os sintomas podem trazer desconforto, e a hidratação da pele pode ajudar! Nesse caso, a linha Pele Muito Sensível é ideal para acalmar as lesões e diminuir a irritação. Por via das dúvidas, ou se perceber que as lesões estão piorando, consulte um dermatologista para um tratamento adequado. 
O tratamento indicado pelo dermatologista levará em conta as características as lesões, a parte do corpo onde estão localizadas a maioria das lesões e a gravidade das bolhas e vermelhidões. O mais comum é que seja um tratamento atópico e medidas para refrescar a pele. E também é importante ter cuidado com o uso excessivo de sabonetes, porque podem ressecar a pele ainda mais ou causar obstrução nos poros. 
Consulte um dermatologista de confiança.