Adeus, coceira. Olá, pele macia!

Um sintoma clássico de gravidez, a coceira na pele requer cuidados especiais e uma rotina cuidadosa. As palavras-chave: hidratação e suavidade!

Não é surpresa você sentir coceira

Assim que você engravida, as alterações hormonais levam à desidratação da pele, tornando a pele tensa, áspera e com coceira. Mulheres com pele naturalmente seca sentem esse desconforto ainda mais intensamente. Além de seu novo equilíbrio químico, sua microcirculação diminui ao longo dos meses, deixando a pele mais irritada enquanto o crescimento do bebê testa a sua elasticidade. E, de fato, sua barriga é o lugar que mais coça, exatamente onde a maioria das estrias aparece. Se a coceira se espalhar para outras partes do corpo, apesar de uma rotina de hidratação completa, converse com seu médico, pois, em casos raros, isso pode indicar um problema no fígado.

Os 4 passos principais para acalmar a pele

É difícil resistir quando a pele coça, mas você deve se controlar para evitar abrir caminho para bactérias e alérgenos. Manter as unhas curtas e usar apenas as pontas dos dedos ou as palmas das mãos para coçar não é tão ruim, mas não resolve o problema.

A solução real envolve a adoção de uma rotina diária adequada de cuidado com a pele, que será importante também depois do parto, já que os sintomas desaparecem apenas gradualmente.

Tome banhos mornos

Água muito quente tende a agravar a pele que não tem um manto hidrolipídico, principalmente se for água com alto teor de minerais. A mesma precaução se aplica se você tomar banhos de banheira; certifique-se de adicionar um pouco de óleo nutritivo à água.

Opte por um gel de banho especializado

Nem todos os géis de limpeza são desenvolvidos para a pele delicada das futuras mães. Alguns até têm a tendência de “esfoliar” a pele. Por isso, é muito importante escolher uma fórmula especializada, suave e sem sabão e deixar as esfoliações de lado por enquanto.

Seque-se suavemente

Enxugar-se vigorosamente com a toalha só deixará sua pele (já hipersensível) mais irritada. Em vez de uma toalha de tecido felpudo tradicional, seque-se com tapinhas de leve com uma toalha de microfibra, que absorverá água e depósitos de água com alto teor de minerais. Certifique-se, também, de secar completamente as dobras da sua pele (axilas, virilha, dobras em torno de seus seios), que são ainda mais sensíveis à irritação.

Hidrate-se e nutra-se generosamente

A pele precisa de nutrição diária. Assim, a barreira de pele regenerada pode suportar melhor os agentes externos mais severos e se torna menos sensível e mais confortável novamente. Cremes e loções hidratantes são especialmente importantes para aliviar a pele seca e com coceira! Mais uma vez, escolha produtos especialmente desenvolvidos para mulheres grávidas para garantir que sejam eficazes e inofensivos e foque nos ingredientes nutritivos. Também é uma boa ideia misturar produtos antiestrias; eles impulsionam as fibras de colágeno e suavizam a pele, o que também ajuda a aliviar a coceira.

Por fim, evite usar fibras sintéticas, que são especialmente irritantes para a pele, e opte por algodão ou linho.

Você também vai gostar

Imagem
advice tissus mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

Roupas e tecidos para grávidas: o que é verdade e o que é mito

Imagem
advice jambe lourde mini
GRAVIDEZ

Paz de espírito

Pernas pesadas na gravidez? Veja como aliviar o desconforto

Imagem
advice hydratation mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

Entenda porquê beber água na gravidez é essencial