5 soluções antináuseas na gestação

Náuseas são comuns no início da gravidez. Embora não seja grave, é um incômodo. Você pode resolver isso sem ter que recorrer a medicamentos.

1. Café da manhã na cama

 Você estava sonhando com isso? Agora você tem um bom motivo para se permitir esse prazer sem se sentir nem um pouco culpada! Um estômago vazio e, portanto, um baixo nível de açúcar no sangue a deixa mais propensa a ter náuseas. Por isso, é melhor não se levantar antes de comer uma torrada (que é mais fácil de digerir do que o pão fresco). O ideal é tomar café da manhã na cama todos os dias. E, dadas as circunstâncias, o futuro pai certamente ficará feliz em preparar algo para você: pão ou cereais, um produto lácteo, frutas, sem muitos líquidos para começar. É melhor tomar seu suco de frutas ou xícara de chá depois de levantar... uns 10-15 minutos depois de terminar o seu café da manhã para não apressar o estômago.

2. Refeições menores e mais frequentes

A estratégia antináusea, do ponto de vista nutricional, consiste em não comer nem pouco nem muito. O ideal é fazer diversas pequenas refeições ao longo do dia. Almoce ou jante comidas saudáveis (peixe ou carne grelhados, legumes cozidos), evite pratos com molhos ou ingredientes exóticos e coma alguma coisa por volta das 11h e 16h (uma fruta fresca ou em salada ou produtos lácteos). E mastigue bem em a cada refeição, pois porções menores e saliva facilitam muito a digestão.

3. Proteja seu olfato

A gravidez é acompanhada por hipersensibilidade olfativa: um efeito colateral das alterações hormonais. Quando amplificados, cheiros que até então você achava agradáveis ou suportáveis se tornam desagradáveis e intoleráveis e são outro fator que provoca náuseas. Portanto, essa é a hora de tomar cuidado com o cheiro de tabaco, perfumes inebriantes ou fornos. Você também pode considerar arejar os cômodos de sua casa, não só para remover odores irritantes, mas para se livrar do excesso de calor, que também provoca náuseas.

4. Combate à fadiga e ao estresse

A náusea tende a aumentar com fadiga, falta de sono e estresse. Por isso, procure dormir bem: ao primeiro sinal de sonolência – como bocejos, dores nos olhos -, desligue todas as telas e outros tablets que interferem com o sono e diminua a temperatura do quarto para baixar a temperatura do corpo e promover o sono. Durante o dia, no trabalho ou em casa, fique longe de ambientes eletrônicos e permita-se 20 minutos para comer com calma. 5. Beba de forma inteligente Álcool não, é claro. Sua melhor amiga ainda é a água (pelo menos um litro e meio por dia), desde que você beba entre as refeições, tomando pequenos goles 20 minutos antes e depois durante todo o dia. Beber enquanto come ou beber muito de uma só vez aumenta a sensação de estar cheia e enjoada.

Você também vai gostar

Imagem
advice couple mini
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Nove meses no seu relacionamento

Imagem
advice nourir mini
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Coma bem por nove meses: a regra de três

Imagem
advice sophrologie mini
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Calma completa com sofrologia