Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.
• Pele atópica, eczema e dermatite: devemos usar tratamentos com plantas medicinais?
Não. Infelizmente, natural não é sinônimo de inofensivo. As plantas podem conter alérgenos que poderiam provocar um surto atópico. A pele com tendência atópica precisa de cuidados especiais. Em caso de dúvidas, é melhor não tentar tratamentos paralelos, ainda mais porque a aplicação diária de emolientes e esteroides tópicos prescritos pelo seu médico para erupções cutâneas continuam sendo tratamentos muito eficientes para prevenir os sintomas e reconstruir e reparar a pele enquanto acalmam a coceira.
• A pele com tendência atópica é uma doença frequente em crianças e recém-nascidos?
Verdadeiro. A pele com tendência atópica afeta uma em cada cinco crianças em média no mundo todo (1). É a doença de pele mais comum entre crianças. Além disso, essa estimativa continua aumentando. Diz-se que, nos países industrializados, o percentual de pessoas com pele com tendência atópica triplicou em 30 anos(2). Então, não se preocupe: Se o seu bebê está nesse meio, não é um caso excepcional ou único.
• Meu filho tem pele com tendência atópica e, por isso, tem um risco maior de contrair staphylococcus aureus ou impetigo.
Falso. É mais um medo do que uma realidade. De fato, ao olhar as lesões com secreção, nós nos perguntamos se existe uma superinfecção. A verdade é que a presença de staphylococcus, independentemente do tipo de pele, é normal. Essas bactérias fazem parte da flora natural da nossa pele. A concentração delas é maior no caso de inflamações, por isso as amostras de pele indicam níveis mais altos nesses casos. Felizmente, a presença delas não necessariamente desencadeia uma infecção. Não é impossível, mas se os surtos atópicos são tratados adequadamente, é raro acontecer. O impetigo não ocorre com mais frequência na pele com tendência atópica.
• A pele com tendência atópica é uma doença alérgica?
Verdadeiro. Isso significa que ocorre devido a uma reação exagerada do sistema imunológico na presença de alérgenos, como ácaros. Ela não ocorre por falta de higiene e não é contagiosa.
• A pele com tendência atópica é hereditária?
Verdadeiro na maioria dos casos. Mais precisamente, cerca de 70% das crianças com peles com tendência atópica têm em sua família uma pessoa que também tem sensibilidade à atopia. Ademais, a probabilidade de uma criança desenvolvê-la aumenta de 40% para 50% quando um dos pais é atópico e de 50% para 80% quando ambos o são(3). E o que acontece se não houver histórico na família? A pele com tendência atópica está relacionada a vários genes. Você pode tê-la e pode ser hereditário, mas qualquer um pode estar sujeito a isso.
• A dermatite atópica é contagiosa?
Falso. Ela é muitas coisas: alergia, ligada a fatores genéticos ou hereditários (às vezes), mas não contagiosa. Mesmo em casos de surtos e inflamações.
• A pele com tendência atópica é uma condição que existirá por toda a vida?
Verdadeiro e falso. Não necessariamente. De todo jeito, não existirá com a mesma intensidade. Se a pele com tendência atópica pode surgir muito cedo (desde os primeiros meses após o nascimento), ela pode diminuir por volta dos cinco ou seis anos, sendo bastante rara em adultos. Pode até desaparecer completamente. Tudo depende da sensibilidade do seu filho. No entanto, graças à aplicação de produtos emolientes específicos para a pele de bebês e crianças e à adoção de alguns simples hábitos em casa ou nas atividades do seu filho, você pode estender os períodos não ativos (confira Tratando a dermatite atópica: ela pode melhorar ou desaparecer?)
• A pele com tendência atópica pode causar outras alergias?
Falso. Seu filho pode ter outras alergias, mas apenas porque tem sensibilidade à atopia. O eczema é uma manifestação. Outras alergias que a sensibilidade pode causar são asma, rinite alérgica, conjuntivite ou intolerância alimentar. Em todos esses casos, o motivo é o mesmo: o sistema imunológico, muito sensível, reage exageradamente na presença de alérgenos, como poeira, pólen ou ácaros (confira A influência das estações do ano). Seu filho pode ter várias alergias, mas o sistema imunológico é o culpado, e não a pele com tendência atópica.
• Existem alguns hábitos que favorecem períodos de melhora e reduzem o prurido e as reações atópicas?
Verdadeiro, e eles são muitos. Começando pelos produtos emolientes específicos para a pele de bebês e crianças, as precauções diárias, como usar roupas de algodão, ventilar a casa, evitar que seu filho sue e assim por diante. São medidas geralmente simples que podem prolongar os períodos de melhora e oferecer ao bebê uma melhor qualidade de vida, mesmo que não impeçam totalmente os surtos.
• Sensibilidade da pele, pele com tendência atópica etc. Preciso dar banho no meu filho com maior frequência?
Falso. Uma rotina excessiva de higiene pode favorecer algumas alergias. Por quê? Quando o corpo de seu filho está menos exposto a micróbios, seu sistema imunológico reage exageradamente quando em contato com eles. Isso também vale para bebês atópicos que devem evitar o contato com alérgenos? Sim, porque o sistema imunológico precisa ser estimulado por infecções desde a infância. Isso contribui para o seu equilíbrio. É muito bom eliminar poeira e ácaros para prevenir a pele com tendência atópica, mas sua eliminação completa não é a solução. Desse modo, há mais crianças afetadas por pele com tendência atópica nos países industrializados onde as rotinas de higiene podem ser excessivas.
Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista; membro do círculo de especialistas Mustela.
1 Fontes: Watson 2011, Isaac 1998. 2 Fonte: http://www.fondation-dermatite-atopique.org/fr/leczema-atopique/definition-de-leczema-atopique 3 Fontes: Böhme 2003, Taïb 2008.