Planeje o processo de desmame durante diversas semanas.
Se tiver de voltar ao trabalho, comece este processo pelo menos 1 mês antes.
Comece por substituir uma das amamentações pela mamadeira com leite artificial ou com o seu leite.
Escolha aquela em que tem menos leite, normalmente após o almoço.
5 dias depois, suspenda uma segunda, passados outros 5 dias uma terceira, e assim sucessivamente até apenas manter o amamentar do bebê de manhã e à noite, ou até mesmo nenhuma vez se for esse o objetivo.
Se o bebê ficar desestabilizado, faça uma pausa antes de retirar as outras amamentações, e tente fazê-lo apenas uns dias depois.
Se não estiver pressionada pelo tempo pode optar por suavizar este método, suspendendo uma amamentação por semana ou a cada dez dias. A transição será mais suave tanto para você como para o bebê. Ao proceder desta forma, não irá necessitar de recorrer a medicamentos para parar a lactação: os seios vão habituar-se gradualmente à diminuição das solicitações e assim evitar a ingurgitação.Se não conseguir ou não quiser tirar o leite com uma bomba, consulte o seu médico para escolher o leite de substituição adaptado ao bebê.
A amamentação não desempenha apenas a função de alimentação do bebê: é também um momento de cumplicidade.
Durante o período do desmame, tenha o seu bebê mais tempo perto de você, no colo, de modo a compensar a diminuição dos exclusivos momentos de contato e cumplicidade.
Não se preocupe se estiver um pouco mais melancólica: um período importante da sua vida e da vida do bebê está a terminar, é natural que se sinta um pouco triste.