Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Os sinais desse eczema são vermelhidão, coceira, secura, etc, porém, eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e também não são irreversíveis.
A pele com tendência atópica alterna entre períodos não ativos e períodos de crises... O que deve ser feito durante esses períodos? Não se preocupe, não há nada muito complicado.
Durante períodos não ativos
Se os períodos não ativos significam uma “melhora” na dermatite atópica da criança, eles não devem significar uma interrupção no tratamento. Pelo contrário, é o momento perfeito para cuidar da pele do bebê, deixando-o mais confortável e ajudando a pele a se renovar e se proteger (confira Como prevenir a pele com tendência atópica?). Para isso, você só tem que aplicar produtos emolientes para bebês ou crianças diariamente: além de reidratar a pele sensível do seu bebê, será um momento de conexão com seu filho (leia nosso artigo Os benefícios dos produtos emolientes). Você pode até fazer uma brincadeira: um beijo no ombro quando a aplicação no braço direito terminar, dois beijos dentro da mão quando o braço esquerdo estiver pronto, e não se esqueça das cócegas!
Primeiros sinais das crises
Surgiu vermelhidão na pele do seu bebê? Ela está ficando mais espessa? Ele tem dificuldades para dormir? É certo que surgirá uma crise de eczema. Você pode se preparar para essa situação. Neste caso, não hesite em aplicar hidratantes com mais frequência do que o habitual, e várias vezes por dia. Eles podem ajudar a melhorar o ressecamento extremo e, também, reduzir imediatamente o prurido em até 95%, principalmente com o Hidratante Stelatopia+. Eles serão uma mão na roda.
Lidando com a pele com tendência atópica
Apesar de todo o cuidado com seu bebê para evitar crises, elas ainda podem surgir. Propomos um plano de ação com duas etapas em caso de crises:
1. Concentre-se nas áreas com vermelhidão. Isso significa se concentrar em áreas inflamadas assim que elas aparecem. Como em muitos outros casos, quanto mais cedo houver tratamento, mais rápida e eficaz será a cura. Neste caso, nada é mais eficiente do que o tratamento prescrito pelo seu médico. Se as lesões já tiverem secreção, ou mesmo que a pele esteja só irritada, serão necessários cuidados específicos e adequados. Seja uma pomada ou um creme, você certamente terá uma prescrição de esteroides tópicos para aplicar diretamente na pele. O papel deles é reduzir inflamação, vermelhidão, lesões de pele, coceira, inchaço e manchas vermelhas e ressecadas. Aplique o tratamento com um leve toque de seus dedos para acalmar a pele do seu filho e ajudar a inflamação desaparecer em alguns dias.
2. Continue a aplicar os hidratantes diários em todo o corpo, menos nas áreas com exsudação. Desde o rosto até os dedos dos pés, depois do banho, e quantas vezes forem necessárias, com massagens, os hidratantes continuarão a reparar a pele, tornando-a mais flexível e hidratada.
Algumas dicas para maior conforto
Outro grande benefício dos produtos hidratantes: eles ajudarão a aliviar o prurido. Algumas dicas podem permitir que você acabe com as sensações desagradáveis ou pelo menos ajudar a evitar que seu bebê pense nelas:
- Use o frio para anestesiar a coceira. Não hesite em colocar um spray de água e/ou seu hidratante na geladeira e retirá-los antes de usá-los, ou aplique compressas frias.
- Se o seu bebê não consegue parar de se coçar, lembre-se de cortar suas unhas regularmente para evitar lesões.
Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela