Seu bebê aos seis mesesJunho 2016

Seu bebê aos seis meses

 

Passado meio ano que você deu à luz ao seu pacotinho de alegria... Em apenas seis meses, seu frágil bebê recém-nascido se transformou em um bebê feliz e tagarela que é curioso para saber sobre o mundo em sua volta. Aproveite ao máximo esse período alegre e agradável, no qual tudo vai fazer com que o seu bebê queira sorrir, gritar, descobrir e experimentar as coisas.  

 

Tamanho e peso

Aos seis meses, os bebês geralmente pesam entre 6 à 9kg e medem cerca de 62 à 72cm. O ritmo de crescimento deles irá diminuir se você comparar com os primeiros meses de vida. Se o seu bebê ainda não está dentro dessas medidas, não se preocupe: se ele estiver crescendo em um ritmo constante e não parou de crescer ou perdeu peso, então está tudo bem.

 

Aprendizado Precoce

Seu bebê está fascinado pelo reflexo dele no espelho, mesmo que ele ainda não entenda que ele está olhando para ele mesmo! Eles passam um bom tempo mexendo nos seus brinquedos e eles estão particularmente interessados naqueles que têm cores vibrantes, textura macia ou aqueles que combinam música e luzes. Mas a brincadeira favorita deles, sem dúvida, é esconde-esconde: quando você esconde um objeto (ou seu rosto) atrás de alguma coisa e depois mostra de novo para ele, ele certamente irá responder com alegria. 

De um modo geral, seu bebê ama interagir com você. Ele vai tentar chamar sua atenção rindo, imitando as coisas e soltando gritinhos de felicidade. Ele vai começar a repetir algumas "palavras" principalmente as que terminam em "a": “dadadada”, “mamamama”. Esses sons não significam nada em específico para o seu bebê: você será a responsável por, gradativamente, atribuir um significado para os sons respondendo a eles. Ele ama ver você falar “Mamãe está aqui” quando eles repetem “mamamama”. É dessa forma que eles vão descobrindo os aspectos simbólicos da linguagem: palavras relacionadas com objetos.

 

Coordenação Motora

Seu bebê é extremamente ativo e tem um melhor controle sobre os movimentos dele. Eles estão aptos a segurar os brinquedos e vão soltá-los se você segurar outro. Eles também conseguem pegar objetos que estão na sua volta e se você tirar de perto deles um objeto que eles gostam, eles irão reclamar com um choro. Quando você se aproxima dele, ele vai segurar os bracinhos dele em você para que você o pegue no colo.

Quando eles estiverem deitados de costas, eles vão brincar com os pézinhos e colocá-los na boca. Quando eles estiverem deitados de barriga para baixo, eles vão dar um jeito de rolar para ficar de barriga para cima de novo. Quando você o segura de pé, eles vão dobrar as perninhas – esticando-as e mexendo para cima e para baixo. Esse estágio é chamado de fase do “pulo”.

 

Sentar-se!

Um dos maiores desafios que você irá enfrentar com o seu bebê ao longo dos próximos meses será colocá-lo para sentar sozinho. No início, pode colocar o seu bebê encostado em você de forma com que as costas dele estejam apoiadas e que sem esforço ele consiga se "sentar". No início ele não vai conseguir, mas é apenas o começo! Se ajudá-lo a chegar a esta posição, com o tempo, o seu bebê vai conseguir ficar sentado por alguns momentos, cada vez maiores - e ele vai adorar! Esta posição vai dar-lhe uma nova prespectiva sobre o mundo: a partir do momento em que se sentam podem ver tudo o que está acontecendo em sua volta e agarrar objetos espalhados à sua volta.

Para que o seu bebê possa tirar maior proveito desta posição, você pode apoiar as costas dele em uma almofada. Mas não mais que poucos minutos! A coluna dele ainda é muito frágil e não deve ser forçada para além das suas capacidades. Com mais um ou dois meses, eles serão capazes de sentarem sozinhos com a coluna ereta.

 

Primeiro Dente

Se você observar o seu filho mordendo forte os brinquedos ou constantemente colocando os dedinhos na boca e babando muito é um sinal de que os primeiros dentinhos estão chegando. O dente geralmente aparece por volta dos seis meses e o primeiro dente é geralmente o incisivo inferior.

Entretanto, não se preocupe se você não tiver visto nenhum dentinho ainda: a dentição varia muito de criança para criança. Eles podem ter seu primeiro dentinho aos quatro meses, ou mesmo no nascimento – embora isso seja raro. Por outro lado, alguns bebês não têm nenhum dente mesmo aos doze meses de idade e isso não deve ser uma causa para stress – a não ser que isso seja associado a outra anormalidade.

 

Hora do Sono

Depois das primeiras noites conturbadas, a maioria dos bebês dormem bem entre o período de três meses a nove meses de idade. Se o seu bebê ainda acorda muitas vezes durante a noite, não perca a paciência! Eles simplesmente precisam de um tempinho a mais para conseguir adquirir um ritmo de sono regular. Se o seu bebê está com os dentinhos crescendo, eles provavelmente vão acordar mais vezes durante a noite.

Não se preocupe com eles adquirirem hábitos ruins: vá vê-los se eles acordarem e os ajudem a dormir de novo fazendo carinho neles, amamentando-os ou dando mamadeira para eles. Isso faz com que eles se sintam calmos, o que é muito importante para ajudá-los a dormir bem. Em alguns meses, essas noites mal dormidas serão apenas memórias antigas!

Passado meio ano que você deu à luz ao seu pacotinho de alegria... Em apenas seis meses, seu frágil bebê recém-nascido se transformou em um bebê feliz e tagarela que é curioso para saber sobre o mundo em sua volta. Aproveite ao máximo esse período alegre e agradável, no qual tudo vai fazer com que o seu bebê queira sorrir, gritar, descobrir e experimentar as coisas. 

 

 

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados

LER TAMBÉM: