Adeus coceira, olá pele macia!

Dermatologista

Dermatologista

Conselhos de Especialistas

ADEUS coceira, OLÁ PELE MACIA!

Um sintoma muito comum da gravidez é a sensação de secura e de repuxamento na pele que requer cuidados especialmente adaptados e uma rotina completa para aliviar a coceira. As palavras-chave são: hidratação e suavidade!

NÃO É SURPRESA NENHUMA SENTIR coceira

No momento em que fica grávida, as alterações hormonais que ocorrem levam a desidratação da pele, fazendo com que ela fique áspera e com muito desconforto. Se tiver a pele naturalmente seca irá sentir esse desconforto de forma ainda mais intensa. Além de estabelecer um novo equilíbrio cutâneo ao longo destes meses, a sua microcirculação fica reduzida, deixando a pele mais reativa, principalmente no momento em que o crescimento do bebê está colocando à prova a elasticidade da sua pele.

E, de fato, a sua barriga é a zona do seu corpo onde sentirá maior desidratação e estiramento cutâneo e é simultaneamente o local onde a maior parte das estrias surgem. 

4 PASSOS-CHAVE PARA ALIVIAR AS IRRITAÇÕES E SECURA CUTÂNEA

É difícil não coçar quando se está com coceira... mas deve resistir a essa tentação para evitar o aparecimento de feridas que são uma "porta de entrada" para bactérias e outros micróbios. Manter as unhas curtas e usar apenas a ponta dos seus dedos ou as palmas das mãos para coçar é a melhor opção, mas lembre-se: coçar não vai resolver o seu problema. 

A verdadeira solução é ter uma rotina de cuidados diários, que será tão importante durante a gravidez como depois do bebê nascer, uma vez que os sintomas não desaparecem de imediato após o nascimento do seu filho. 

1. Evite os banhos quentes
A água muito quente tende a agravar a secura da pele, que já carece naturalmente de uma película protetora lipídica, especialmente se for água que sai com muita pressão. Deve ter algumas precauções se tomar banhos de banheira: deve adicionar um óleo nutritivo à água para ajudar a hidratar a pele e eliminar a ação calcária da água. 

2. Opte por um gel de banho especializado
Nem todos os produtos de higiene são especificamente formulados para cuidar da pele delicada das futuras mamães. Por isso, é muito importante que escolha um produto que seja suave e nutritivo e cuja composição não inclua sabão.

3. Seque a pele delicadamente 
Seque-se lenta e delicadamente, pois caso contrário, irá deixar a sua pele mais sensível e irritada. Em vez de secar a pele com uma toalha tradicional, seque com uma toalha de microfibra que efetivamente irá absorver a água sem prejudicar a sua pele. Certifique-se também que seca completamente as zonas com dobras do seu corpo (axilas, virilhas, dobras em torno dos seios), estas zonas estarão ainda mais sensíveis à irritação. 

4. Hidrate e nutra generosamente a pele 
A pele precisa ser "alimentada" diariamente. Se assim for, a barreira cutânea regenera-se e pode reagir melhor aos fatores externos agressivos, ficando menos sensível e mais confortável. Cremes e cuidados hidratantes são especialmente importantes para acalmar a secura e a coceira da pele! Mais uma vez, é fundamental que opte por cuidados específicos de máxima segurança para a gravidez, de forma a garantir que estes serão eficazes, mas completamente seguros para você e para o seu bebê. 

É também importante utilizar um cuidado antiestrias para aumentar as fibras de colágeno, suavizar a pele e simultaneamente aliviar a coceira. Este tipo de produto também irá aumentar a elasticidade e a resistência aos estiramentos e assim prevenir o aparecimento das estrias. Por fim, deve evitar a utilização de roupas com fibras sintéticas que irritam a pele e optar por peças de algodão ou linho. 

 

 

Conteúdo relacionado:

Depoimentos de mães:

Produtos Mustela

Creme Prevenção de Estrias
découvrir ce soin

Assuntos relacionados:

Pernas pesadas? Saiba como eliminar esta sensação de forma eficaz!
Pernas pesadas? Saiba como eliminar esta sensação de forma eficaz!

Apesar de estar presente desde os primeiros meses de gestação, a sensação de pernas pesadas tende a surgir com maior intensidade no final da gravidez. Mas não se preocupe, pois existe uma solução rápida e específica para que volte a sentir as suas pernas leves e tonificadas. Assim, sem mais delongas, saiba qual é o segredo para pernas leves, mesmo no final da gravidez!

Partilhar a minha lista de cuidados