Diferentes métodos para dar à luz com total serenidade

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QUAL O MÉTODO PARA DAR À LUZ COM TOTAL SERENIDADE?

Para viver o grande dia em plena serenidade, não há nada como se preparar com calma e com o apoio certo. Esse apoio pode ser dado pelo médico. Hoje em dia existem muitos métodos para se dar a luz. Apesar de todos terem como objetivo comum aliviar a dor, cada um tem o seu próprio benefício particular e cabe a você determinar a preparação que melhor atenda às suas expetativas e se adapte melhor à sua personalidade

PREPARAÇÃO CONVENCIONAL

... Para uma maior tranquilidade e melhor controle de todas as etapas.

Dada por um especialista, esta preparação propõe-se a desmistificar todos os estágios finais da gravidez, a fim de tranquilizá-la sobre a sua capacidade natural de dar à luz o seu filho. Projetada para decorrer em grupos de oito ou em sessões individuais (com um especialista independente) na qual o pai é sempre bem-vindo e que começa no sétimo mês de gravidez, dividindo-se em duas partes:

Uma parte teórica, para proporcionar a quantidade máxima de informação sobre o desenvolvimento da gravidez e o parto, assim como os primeiros dias do bebê. 

Uma parte prática, em que vai aprender a ouvir melhor o seu corpo, os seus sentidos e a relaxar. Também vai descobrir quais as posturas que vão te oferecer mais conforto durante o trabalho de parto e que a ajudarão a progredir. Vai saber como usar os diferentes tipos de respiração no momento certo, facilitando a dilatação e expulsão.

Os benefícios particulares: em sessões de grupo será capaz de dividir as suas dúvidas com outras futuras-mamães e até mesmo, por vezes, visitar uma sala de parto quando estas sessões pré-natais são realizadas na própria maternidade onde dará à luz. Estar num território que lhe é familiar é muito reconfortante durante o parto.

O YOGA

... Para relaxar o corpo e a mente.

Proposto a partir do 4º mês, este método de preparação tem como objetivo ensinar às futuras mamães como relaxar mental e fisicamente de modo a escutar o seu corpo e a trabalhar os músculos com suavidade. 

Conduzido por um profissional especializado no acompanhamento de grávidas, as posturas não são difíceis, mas adaptadas ao seu estado: pode praticar o ioga prenatal mesmo sem nunca ter feito ioga antes. Irá aprender a ter uma melhor postura da bacia, a concentrar-se a adotar uma respiração lenta e profunda onde todo o corpo acompanha os movimentos respiratórios, sem esforço físico. 

Às futuras mamães também é ensinado o modo correto de se deitarem, e de se levantarem durante a gravidez, mas também as posturas corretas para facilitar o parto. É um método que pode ser seguido depois do parto.

O CANTO PRÉ-NATAL

... Para acalmar com alegria e balançar o seu bebê

Bem-estar durante a gravidez, estabelecer precocemente um laço afetivo com o bebê, acompanhar o parto... os objetivos do canto pré-natal são diversos. Este método se baseia no impacto dos sons sobre o corpo: ao cantar, a futura mamãe está descontraindo e ao mesmo tempo trabalhando a respiração e o fôlego. 

O canto pré-natal também é benéfico para o bebê: no útero, o bebê já é sensível aos sons, seja qual for a frequência. A bacia e o esqueleto da mãe formam uma caixa de ressonância e amplificam a transissão. Conduzidos pelo líquido amniótico, os sons chegam à pele do feto e aos seus terminais nervosos sob a forma de vibrações produzindo uma massagem muito agradável. 

O canto permite estabelecer uma relação precoce com o bebê: após o seu nascimento, reencontra com prazer as melodias que recebeu dentro do ventre da mãe. 

Durante o momento do parto, os sons acompanham as contrações e ajudam a enfrentar a dor: as frequências graves tem um efeito antálgico ao nível da bacia. O som grave e equilibrado permite à mulher exprimir as sensações e simultaneamente massagear o corpo através das vibrações, facilitando o relaxamento muscular. 

Conduzido por enfermeiras, o canto pré-natal pode ser praticado desde os primeiros meses de gravidez e continuar após o parto. 

PREPARAÇÃO NA PISCINA 

... Cerque-se numa bolha de bem-estar

Ideal para as futuras mamães que adoram água, a preparação na piscina começa a partir do 5º mês de gravidez. Pode ser realizado sozinha ou acompanhada pelo futuro pai. 

Na água, o corpo livra-se de parte do efeito do peso, o que permite que se sinta mais leve e execute mais facilmente os exercícios de preparação para o parto: irá trabalhar a abertura da bacia, aprender a relaxar e a respirar profundamente relaxando a cintura abdominal, irá descobrir os movimentos para aliviar as dores dorsais e os ligamentos da bacia. A pressão que a água exerce é também uma massagem drenante que relaxa as pernas cansadas e fatigadas e favorece a circulação sanguínea. 

Se quiser ter um parto na água e desde que devidamente autorizado, este método de preparação dentro de água é o mais indicado.

 

 
 

 

 
 

 

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