Pode expor sua pele ao sol, mas...

Dermatologista

Dermatologista

Conselhos de Especialistas

 

PODE EXPOR SUA PELE AO SOL, MAS...

O sol faz com que você se sinta bem, deixa a pele bronzeada, sintetiza Vitamina D... Mas, durante a gravidez você deve ter cuidados redobrados e a moderação deve imperar na hora de tomar sol!

... HIDRATE A PELE DUAS VEZES ou MAIS

A pele das gestantes é particularmente delicada porque, muitas vezes, as mudanças hormonais aumentam a perda de água através da transpiração. Sua pele, então, já está desidratada e expor ela ao sol vai apenas acentuar essa desidratação. Além disso, não é segredo nenhum que o sol danifica e seca a pele! Então, como um tratamento preventivo, é essencial hidratar todo dia o rosto e o corpo com produtos especialmente formulados para nutrir a pele de maneira segura para você e para o seu bebê. Caso contrário, a sensação de repuxamento, desconforto, perda de elasticidade e o risco de formação de estrias serão maiores.     

... PROTEÇÃO EFICAZ CONTRA OS RAIOS UVA E UVB

A exposição ao sol aumenta o risco de aparecimento de manchas escuras na pele. Este fenômeno é acentuado durante a gravidez porque os hormônios estimulam a produção de melanina, o pigmento responsável pelo bronzeado... e algumas manchas. Se você não se cuidar, existe um risco de aumentar o número dessas manchas nas suas bochechas e na testa, resultando no conhecido "Pano da Gravidez" ou Cloasma. A  fina linha marrom abaixo do umbigo também pode se tornar mais pronunciada. Isso também vale para qualquer estria formada, já que essa ultra-pigmentação as torna mais visíveis. Portanto, a utilização de um produto com um elevado fator de proteção solar (FPS 50, à prova d'água, com filtros UVA e UVB) é super necessária, já que também ajuda a evitar a insolação e os riscos de desenvolvimento de melanoma.   

... MANTENHA AS PERNAS LEVES E FRESCAS

Mais uma vez, devido a influência dos hormônios como também do ganho de peso, a circulação torna-se mais problemática durante a gravidez . A partir do primeiro trimestre, o retorno venoso fica comprometido como resultado da perda de tonicidade e da distensão das paredes das veias que estão mais frágeis. A exposição estática e prolongada ao sol tem exatamente o mesmo efeito. Por isso, é essencial evitar esses dois fatores que deixam a sensação de pernas cansadas e também são responsáveis pela formação de varizes. Durante a exposição ao sol, as pernas devem ficar na sombra ou sempre em movimento. Aplique um gel especialmente formulado para a gravidez para tonificar e acalmar imediatamente qualquer sensação de peso nas pernas.

... LEMBRE-SE DE LEVAR SEMPRE com você: CHÁPEU, ÓCULOS DE SOL E GARRAFA DE ÁGUA

Deitada sob o sol, expondo sua pele por uma hora até às 10hs da manhã e após as 17hs (18hs no horário de verão) já é o suficiente para estimular a produção da quantidade necessária de vitamina D para a absorção do cálcio. Diminuir o tempo que se expõe ao sol não significa que você pode sair sem os itens essenciais. O chapéu é de extrema importância para proteger a pele do desenvolvimento de manchas e queimaduras; os óculos de sol são essenciais para proteger os seus olhos que estão mais vulneráveis às irritações, pois por efeito hormonal produzem menos lágrimas. Uma garrafa de água também é um grande aliado para contrabalancear a desidratação causada pela alteração hormonal e derivada do sol que é tão prejudicial para a função do corpo como para a saúde da sua pele..

 

Assuntos relacionados:

Qual método de depilação devo utilizar durante a gravidez?
Qual método de depilação devo utilizar durante a gravidez?

Depilação com cera quente ou fria, com lâmina de barbear, com creme depilatório, etc. Todas as pessoas têm a sua preferência quando se trata da remoção dos seus pelos corporais. Porém, alguns métodos não são compatíveis com a gravidez e exigem uma atenção especial.

Partilhar a minha lista de cuidados