Quais atividades físicas recomendadas para crianças com dermatite atópica?

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Se meu filho tem pele com tendência atópica, ele pode praticar todas as atividades?

Em princípio, sim, a ideia é que ele possa aproveitar sua infância ao máximo. No entanto, existem algumas precauções que devem ser tomadas para evitar o contato com fatores prejudiciais à pele e, consequentemente, desencadeando o sistema imunológico (confira nosso artigo sobre a pele com tendência atópica).

Na água

Seu filho ama a piscina ou o mar? O cloro da piscina e o sal do mar podem ser fatores que irritam a pele. Não hesite em aplicar um emoliente específico para bebês e crianças em todo o corpo antes de ele entrar na água (confira nosso artigo sobre os benefícios dos produtos emolientes). Se estiver em uma área externa, proteja a pele do seu filho com protetor solar sem perfume e de alta proteção para bebês e crianças, com FPS adequado para peles com tendência atópica. Agora ele está pronto para pular as ondas! De tempos em tempos, você pode verificar se alguma vermelhidão apareceu. Se encontrar manchas, depois de ele brincar na água, você só precisa enxaguar a pele do seu filho com bastante água doce em uma das duchas que costumam estar próximas da praia ou na praia em si. Quando estiver em casa, faça o mesmo usando o Creme Lavante Stelatopia, um shampoo e depois o Bálsamo Emoliente, desta vez com um tratamento mais profundo e em um ambiente mais tranquilo. Se ainda ficar alguma área vermelha, você pode usar o tratamento prescrito pelo seu médico (confira Como cuidar da pele com tendência atópica). Seu filho agora está completamente limpo e bem protegido.

Você se perguntará se está tudo bem de ele ficar todo esse tempo na água, mas se ele tiver um surto, não será necessário questionar isso, já que o contato com iodo ou cloro será doloroso para o seu filho e ele não vai querer entrar na água. Caso contrário, em períodos não ativos, a natação é uma atividade apropriada pois não causa muita sudorese. É bom saber disso! No jardim e em outros lugares O que você deve levar em conta é a sudorese induzida pelas brincadeiras e atividades. A solução ideal é escolher atividades tranquilas que também sejam divertidas ou cativantes, dependendo da idade do seu filho, é claro: bolinhas de gude, boliche, bocha, cabra-cega, esconde-esconde, caça ao tesouro, estátua, cinema, carrossel, há infinitas ideias.

Quais esportes escolher para evitar surtos de eczema?

Basquete, futebol, vôlei, dança, atletismo: estas são as atividades que demandam muita energia e podem fazer seu filho suar ou mesmo sofrer insolação. E não se esqueça das brincadeiras ao ar livre quando ele estiver com os amiguinhos: corridas, polícia e ladrão, cambalhotas etc. Para que a temperatura corporal do seu filho esteja estável, você pode fazer o seguinte:

- Vesti-lo com roupas de algodão bem soltas. No caso de bebês, experimente o Pijama Calmante Stelatopia que, em contato com a pele, libera ingredientes naturais calmantes que ajudam na hidratação da pele e acalmam a coceira.

- Se possível, escolha uma calça e uma camiseta de manga longa. Se ele quiser rolar na grama recém-cortada ou na areia, por exemplo, essas roupas podem protegê-lo de fatores irritantes.

- No verão, tente fazer com que ele programe suas partidas, brincadeiras ou outras atividades para o fim do dia, quando não estiver muito quente.

- Use um spray de água de vez em quando, então absorva a água e suor com lenços de papel.

- Lave-o rapidamente após as atividades com um banho curto, e proteja-o novamente com um produto emoliente.

- Aplique o emoliente antes das atividades também. Se ocorrer um surto, será melhor interromper essas atividades por alguns dias, até que as manchas vermelhas desapareçam. Pode ser uma oportunidade para variar as atividades com jogos de salão, jogos de mímica, desenho ou algo parecido.

* Leia também: O que deve ser vestido em caso de pele com tendência atópica?

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

Você também vai gostar

Imagem
advice creche mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Pele com tendência a eczema, ressecamento da pele do bebê: como falar sobre isso na creche?

Imagem
advice vetements mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Roupas para pele atópica: quais tecidos devo vestir?

Imagem
advice alimentation mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Existem requisitos alimentares específicos em casos de pele com tendência a eczema?