#Primeira infância

Primeiros passos, primeiros sapatos do bebê

#Primeira infância
Primeiros passos, primeiros sapatos do bebê
advice pas chaussure slider
Quando é hora de comprar o primeiro par de sapatos do seu bebê, como você encontra o par certo dentre dezenas de modelos nas vitrines? Escolher o mais bonito não é a melhor opção, então preste atenção às nossas dicas!

Nos primeiros meses, seu bebê não precisará de sapatos: o contato direto com o chão descalço, com meias ou botinhas de couro macio ajudará o bebê a desenvolver mais facilmente os músculos de seus pezinhos, assim como seu senso de equilíbrio. Mas quando eles começam a levantar e dar os primeiros passos (entre 9 e 18 meses, dependendo da criança), será hora de comprar o primeiro par de sapatos de verdade! É importante fazer a escolha certa para o conforto do bebê e para o desenvolvimento de seus pés.

Primeiro par: duro ou macio?

Quando o bebê dá os primeiros passos suas pernas são ligeiramente arqueadas e os pés ainda são naturalmente chatos. Durante muito tempo acreditava-se que para ajudar a desenvolver o arco dos pés e a endireitar as pernas, os sapatos dos bebês precisavam de reforços de calcanhar e arcos elevados. A maioria dos modelos à venda atualmente ainda é assim. Há alguns anos as pesquisas em ortopedia especializada têm demonstrado que os pés dos bebês se desenvolvem de maneira mais eficaz quando estão descalços. Dessa forma, o sapato ideal deveria proporcionar um contato direto com o chão, fazendo com que tenham mais equilíbrio e ajudando seus músculos e arcos a se desenvolverem de forma totalmente natural. Mas, obviamente, seu filho não deve sair correndo descalço.

Para o conforto dos bebês, evitar que escorreguem e proteger os pés, várias marcas oferecem sapatos de couro ou lona macios, que permitem que a pele respire e com sola leve e flexível. Sempre que possível, escolha sapatos com fechos de velcro. Dessa forma, eles se encaixam perfeitamente na morfologia dos pés do seu filho e ele conseguirá colocar e tirar os sapatos.

O tamanho certo

Às vezes queremos escolher sapatos que são um pouco maiores para durarem mais. Um grande erro!

Além de serem desconfortáveis, os sapatos maiores também podem interferir no equilíbrio ainda instável do seu filho. O especialista em calçados conseguirá medir com precisão os pés do seu filho.

Aumentando a numeração

Os bebês têm pés gordinhos que não são muito sensíveis. Seu filho provavelmente nem vai perceber quando os sapatos estiverem apertados. Cabe a você verificar regularmente, pressionando a parte da frente do sapato quando ele estiver de pé: deve ter cerca de um centímetro entre os dedos dos pés e a ponta do sapato.

Lembre-se que até os três anos de idade ele precisará de sapatos novos a cada quatro meses: ele terá uma coleção de sapatos!