#Gravidez

Posso comer ovos durante a gravidez?

advice oeuf slider
Você já ouvir dizer que grávidas não devem comer ovos. Isso não é verdade, desde que você tome algumas precauções. Descubra!

Porque você não deve deixar de comer ovos 

- Ovos brancos são uma fonte de proteína biológica de alta qualidade que, como carne ou peixe, fornece os aminoácidos essenciais para a construção de tecido muscular. - A gema contém antioxidantes e um nutriente (colina) necessário para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro.

- Os ovos em geral são ricos em vitaminas A e D, que são importantes para a construção de ossos.

- Com um alto teor de ferro, os ovos ajudam na produção de glóbulos vermelhos, controlando a anemia.

- Os ovos são usados em várias receitas, têm poucas calorias (145 Kcal/100g), desde que não sejam fritos ou cobertos com maionese, e podem ser usados para variar cardápios de dietas especiais.

- Contrário à crença geral, os ovos não aumentam o seu nível de colesterol quando ingeridos com moderação e desde que você já não tenha colesterol alto. A menos que seja aconselhada pelo seu médico, você pode comer até quatro por semana.

Quando é melhor evitá-los

Se comido cru: se cozidos com gema mole, para ligar um molho, fazer uma mousse de chocolate ou maionese caseira, os ovos podem conter listeriose ou salmonela, bactérias perigosas durante a gravidez.

Os ovos devem ser sempre bem cozidos. Se a casca estiver rachada: podem ter entrado germes nele, havendo risco de listeriose. Jogue-os fora sem hesitar. Se a casca estiver suja:não a lave, pois ela pode ficar porosa para os germes, mas lave suas mãos sistematicamente depois de manipular um ovo que pode ter salmonela, que não pode ser vista.