Natação para bebês: os benefícios da natação para a saúde da criança

Divertida e estimulante, a natação para bebês encoraja a aptidão natural dos mais pequenos em movimentarem-se na água. Um divertido momento de prazer partilhado entre os pais e os filhos!

Depois de nove meses de gestação, todos os bebês estão à vontade dentro da água! Até cerca de 1 ano de idade, os bebês ainda têm o reflexo natatório (ou de apneia): debaixo da água, os bebês fecham automaticamente a boca, bloqueiam a respiração e mexem os braços e as pernas. E que tal aproveitar esta disposição natural para proporcionar ao seu bebê umas aulas de natação? 

 

Uma atividade que contribui para a saúde da criança

Proposta em diversas piscinas, a natação para bebês não tem como objetivo ensinar os bebês a nadar, mas o de contribuir para o desenvolvimento sensorial e o desenvolvimento motor dos bebês: dentro da água, os bebês ganham consciência do seu corpo, aprendem a movimentar-se de modo diferente e experimentam novas sensações. Esta atividade encoraja os bebês a serem mais confiantes, a terem uma maior autonomia e a serem mais sociais, graças à presença do grupo. Enfim, é um momento privilegiado de cumplicidade e de prazer entre os pais e os filhos. O que mais podemos querer?

 

As aulas

Cada bebê é acompanhado por um dos pais (ou pelos dois), e o grupo é orientado por um professor de natação especificamente formado. A água está aquecida a uma temperatura entre os 32ºC e os 37ºC. A entrada na água é feita suavemente, com o bebê no colo e ao ritmo que agradar o bebê. Uma vez dentro da água, o professor irá pedir que mergulhe o bebê progressivamente debaixo da água segurando-o (e nunca o forçando), em seguida irá pedir que o largue e que se afaste apenas alguns passos: irá ficar maravilhada quando observar o seu bebê a nadar debaixo d’água e na sua direção! O seu bebê ainda não consegue? Não há problema! Podem ser necessárias diversas aulas até o bebê conseguir: cada bebê tem o seu ritmo, de acordo com a idade e personalidade.
Durante as aulas, são utilizados diversos suportes aquáticos de acordo com a idade dos mais pequenos: bolas, pranchas, tapetes, boias, escorregas... Imensas ocasiões para explorar novas sensações e para se divertir, com os pais e com as outras crianças.
Se começar a notar que o seu bebê está cansado ou com frio no final da aula, não insista: saia da água e enrole-o na toalha. O principal objetivo das aulas de natação para bebês é o divertimento! 

 

As aulas de natação na prática 

Pode iniciar as aulas de natação para bebês a partir do momento que o bebê esteja vacinado com as duas primeiras vacinas obrigatórias, ou seja por volta dos 4 meses. Uma declaração médica será necessária no momento da inscrição. Use fraldas de banho específicas para evitar fugas dentro de água.
As aulas tem uma duração máxima de 30 minutos até os 18 meses, e cerca de 1 hora entre os 18 meses e os 6 anos. Após os 6 anos, as crianças podem frequentar verdadeiras aulas de natação. Muito à vontade dentro de água, por ter frequentado as aulas de natação para bebês, estas crianças aprendem a nadar com extrema facilidade! No final da aula, faça uma refeição, amamente, dê a mamadeira ou um pequeno lanche, conforme a idade: estes momentos dentro de água necessitam de muita energia e por isso abrem o apetite. Em casa, dê um banho no seu bebê e hidrate-o para eliminar todos os resíduos de cloro, suavizar e nutrir a pele. Sereno e descansado, o seu bebê irá dormir, sem a menor dúvida, uma bela soneca para recuperar!

Você também vai gostar

Imagem
advice nageur mini
BEBÊ

Estimulando o bebê

Aulas de natação do bebê

Imagem
advice avion mini
BEBÊ

Cotidiano do bebê

Voando de avião com seu bebê

Imagem
advice jouet mini
BEBÊ

Estimulando o bebê

Os melhores brinquedos para cada idade