Meu bebê tem dificuldade para dormir por causa da pele com tendência atópica. O que posso fazer?

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Dificuldade para dormir e pele com tendência atópica

A dificuldade para dormir é um dos principais sintomas da pele com tendência atópica. Depois do diagnóstico, os distúrbios do sono podem ser justificados pela sensação de coceira. Quando a sensação de coceira ainda não surgiu, mas você sabe que aparecerá, seus carinhos e sua voz doce provavelmente serão o remédio mais reconfortante para acalmar seu bebê, além dos produtos emolientes específicos para a pele de bebês e crianças para evitar sua ocorrência.

Surtos atópicos e vermelhidão: medidas para melhorar o sono do seu bebê

Já apareceram áreas vermelhas? Em caso positivo, usar um produto emoliente também poderá reduzir imediatamente as sensações de coceira. Não hesite em reaplicar o emoliente, mesmo que você já tenha hidratado a pele do seu filho antes de colocá-lo para dormir. Apenas evite áreas com exsudação; para elas, use os produtos prescritos pelo seu médico, que serão mais apropriados. Sono: o momento que pode acalmar seu filho. Para ajudá-lo a adormecer, você pode aproveitar a oportunidade para lhe fazer uma pequena massagem. Caso tenha idade suficiente para entender, você pode explicar a ele o que está acontecendo e tranquilizá-lo, lembrando-o de que a coceira desaparecerá uma hora ou outra.

Você também pode contar uma história para ele

Isso permitirá que ele se concentre em outra coisa, o que reduzirá seu desconforto. Por fim, não hesite em tentar diminuir a temperatura do quarto se estiver muito calor. A temperatura ideal durante a noite deve ser mantida a 18 °C, para evitar que o ar fique muito seco (confira pele com tendência atópica: conselhos para a sua casa). Algumas partes do corpo podem ser mais ou menos afetadas, dependendo da idade da criança (confira o artigo Tratando a dermatite atópica: ela pode melhorar ou desaparecer?). Se seu bebê não pode lhe dizer exatamente onde ele sente coceira, se ele está chorando demais, ou se ele ainda não fala, é o seu papel verificar o corpo dele para encontrar manchas vermelhas, cuidando e acalmando seu pequeno em caso de surtos atópicos:

- Com menos de um ano de idade, preste atenção especial às áreas mais rechonchudas (bochechas, testa), braços e barriga.

- Com mais de um ano de idade, a dermatite atópica atinge dobras da pele: cotovelos, pernas ou mesmo atrás das orelhas.

- Entre os três e quatro anos, e até cerca de cinco ou seis anos de idade, a vermelhidão se instala nas mãos e no rosto, ao redor da boca e nas pálpebras. Depois de aplicar um emoliente com fórmulas especiais, como o Bálsamo Emoliente ou Creme Emoliente, a coceira diminuirá em até 95%.

Seu filho pode relaxar agora, ainda mais porque a massagem de antes o acalmou. Agora ele pode voltar a dormir mais facilmente.

 

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

Você também vai gostar

Imagem
advice creche mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Pele com tendência a eczema, ressecamento da pele do bebê: como falar sobre isso na creche?

Imagem
advice appli soin mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Dica de aplicação

Imagem
advice amelioration mini
PELE ATÓPICA

Entendendo e prevenindo a atopia

Tratando a dermatite atópica: ela pode melhorar ou desaparecer?