#Gravidez

Linha Nigra na gestação: por que ela aparece?

#Gravidez
Linha Nigra na gestação: por que ela aparece?
blog-mustela-Linha-Nigra_1048x964
Durante a gestação, o corpo da mulher passa por muitas transformações: são enjoos, ganho de peso, aumento no volume dos seios, mudança na oleosidade do cabelo, inchaços nas pernas, talvez apareçam algumas manchas no rosto (também conhecidas como cloasma) ou espinhas, etc. Também existe a formação da “Linha Nigra”, uma marca muito comum na barriga, que pode aparecer a partir do 5º mês e que muitas vezes incomoda as gestantes.

•    O que é a Linha Nigra?
Normalmente, a linha Nigra aparece após o 5º mês de gestação, mas também pode surgir no primeiro trimestre se não for a primeira gravidez da mulher. Essa mancha é causada pelo aumento de estrogênio no corpo, que causa um excesso de pigmentação na pele, formando uma linha divisória no meio da barriga, na vertical. É mais comum que a linha desapareça após o parto, sem a necessidade de cosméticos clareadores. Mas, caso ela não desapareça de pronto, pode sumir em até 1 ano após o parto. 
Também pode existir um outro sinal hormonal no corpo das gestantes, como por exemplo o escurecimento dos mamilos, da área genital, da parte interna das coxas e até da região da face. Ginecologistas afirmam que a linha Nigra aparece em até 90% das gestantes.

•    Causas da Linha Nigra:
O grande fator responsável pelo surgimento da Linha Nigra são as alterações fisiológicas que acontecem nesse período de gestação. Alguns hormônios revestem o interior dos vasos sanguíneos e provocam esse excesso de pigmentação na pele. 
A marca da linha Nigra pode se apresentar de duas maneiras diferentes. Pode surgir apenas na parte inferior do umbigo ou em toda a extensão do abdômen.

•    Quais são os cuidados necessários com a pele?
A gravidez pede que tenhamos um cuidado específico com a pele, por isso é importante ter o apoio de um dermatologista de confiança. Com o cuidado certo, as chances de as marquinhas de gestação permanecerem depois dessa fase diminuem muito. 
Além de manter uma boa alimentação e ingerir muita água nesse período, alguns produtos ou tratamentos especiais podem fazer toda a diferença. Cremes hidratantes que estimulem o colágeno da pele para evitar estrias, por exemplo, são grandes aliados das gestantes. 
Para o surgimento da Linha Nigra, por exemplo, sua dermatologista pode indicar como você deve cuidar da pele de sua barriga. Após o término da gestação, caso a linha não desapareça por completo, ou em pouco tempo, sua dermatologista poderá indicar os melhores tratamentos.
Entre eles, podemos destacar:
•    o uso de esfoliantes;
•    cremes clareadores ou hidratantes;
•    ácido fólico para ajudar atenuar a ação dos hormônios. 

Conte sempre com sua dermatologista, e não se preocupe: é só uma fase de mudanças.