Interior, cidade ou regiões montanhosas: como afetam a pele com tendência atópica?

Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

É certo que as férias são momentos descontraídos e de liberdade, mas há algumas coisas que não devem ser esquecidas quando se trata da pele com tendência atópica.

Primeiro, vamos falar sobre geografia.

Você pode ir a qualquer lugar com seu filho? Claro! No entanto, você terá de prestar atenção ao clima e às estações do ano.* Se viajar para um lugar muito quente, a transpiração estimulará as sensações de coceira.

O frio também não é o ideal: o ar seco tende a ressecar a pele. Mesmo assim, graças aos bons hábitos e à aplicação diária de emolientes, tudo deve ficar bem (confira Os benefícios dos emolientes).

Seja a praia ou as montanhas, cada destino de férias tem os seus benefícios.** Alguns tratamentos adaptados para férias a fim de cuidar da pele com tendência atópica

Para sua tranquilidade, cuidado com o que levará nas malas.

Aonde quer que vá, lembre-se de levar:

- Os produtos de higiene, limpeza e emolientes específicos para bebês e crianças. Se você sabe que pode comprá-los facilmente no local de destino, não precisa se preocupar: basta levar o suficiente para alguns dias. Se não tiver certeza, é melhor levar o suficiente para toda a viagem.

- Os produtos específicos prescritos pelo seu médico para o caso de surtos. O ideal seria colocar a prescrição dentro de um nécessaire ou mantê-la com documentos importantes para mais praticidade.

- Se voar para um local ensolarado, protetor solar sem perfume e de alta proteção, com FPS alto e adequado para peles com tendência atópica.

- Roupas íntimas e peças de algodão, seja no inverno ou no verão (confira o artigo O que deve ser vestido em caso de pele com tendência atópica?).

Observação: dicas para prevenir surtos de eczema durante as férias Seu filho ficará na casa dos avós ou primos nas férias? Talvez uma pequena lista de dicas e práticas recomendadas para prevenir ou tratar a dermatite atópica facilite a vida de todos: “Aplique o emoliente todos os dias, evite deixar animais no quarto, passe aspirador regularmente” e assim por diante. Você até pode escrever sua própria lista agora mesmo, só por precaução.

 

* Confira: Pele com tendência atópica: a influência do clima e das estações do ano nos surtos de eczema

** Confira: Quais atividades físicas recomendadas para crianças com dermatite atópica?

 

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.

Você também vai gostar

Imagem
advice vacances mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Dermatite atópica e férias: hábitos que podem ser adotados

Imagem
advice activite mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Quais atividades físicas recomendadas para crianças com dermatite atópica?

Imagem
advice climat mini
PELE ATÓPICA

Cotidiano com pele atópica

Pele com tendência atópica: a influência do clima e das estações do ano nos surtos de eczema