Esportes na gravidez: tente ciclismo aquático para ganhar músculos

Ao pedalar debaixo d'água, você combina as vantagens dos esportes de resistência com os benefícios de um bom banho. E quando o bebê começar tomar ocupar mais espaço, o ciclismo aquático será uma escolha de atividade perfeita.

O que é ciclismo aquático exatamente?

Uma atividade física geralmente recomendada pelos médicos para complementar a fisioterapia que consiste em pedalar em uma espécie de bicicleta fixa sem rodas presa no fundo de uma piscina. Imersa até o peito, você ajusta gradualmente a resistência da bicicleta em uma sessão de 30 ou 45 minutos.

Quais são os benefícios?

Excelente para a circulação: pedalar debaixo d'água atua como drenagem linfática e ajuda a estimular o retorno venoso, combatendo pernas pesadas e edema. Melhor ainda, a ação combinada da resistência da água e o movimento circular da pedalada gradualmente evita a celulite.

Bom para todo o seu corpo

Assim como o ciclismo normal ou estático, o aquático é uma atividade de resistência que melhora a capacidade cardíaca e pulmonar e estabiliza a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Ideal para a sua vitalidade e bem-estar: suave e profundamente tonificados, seus músculos (panturrilhas, coxas, glúteos e abdômen) a deixarão mais confiante e dinâmica.

E o seu bem-estar fica lá no céu: esse tipo de trabalho de resistência, suave e sem estresse, libera endorfinas, os famosos hormônios da felicidade, e você sentirá a diferença imediatamente.

Perfeito para aliviar suas articulações

Na água, seu peso corporal é reduzido em três quartos, deixando seus movimentos mais fáceis e suaves. Ao optar por uma atividade com menor peso, você evita o risco de lesionar as costas, os tendões e as articulações. Esse tipo de exercício também ajuda a combater os desequilíbrios musculares e posturais que causam dor mecânica nos quadris, joelhos e lombares.

Precauções

Primeiro, peça a opinião do seu médico. Embora essa atividade seja geralmente desaconselhada apenas para pessoas com problemas cardíacos e durante surtos dolorosos de osteoartrite, cada caso é único, principalmente durante a gravidez.

Segundo, exercite-se sem dor. Isso significa exercitar-se no seu próprio ritmo, certificando-se de que os pedais estejam instalados corretamente e o assento ajustado à altura certa, sem arquear a lombar, mantendo a cabeça alinhada com as costas e fazendo alguns alongamentos leves em casa depois da sessão.

Onde você pode fazer isso?

Idealmente, em um centro especializado que oferece sessões em quartos individuais ou em quartos compartilhados com uma amiga. Esse ambiente privado geralmente tem uma higiene impecável, oferece os serviços de um treinador para desenvolver um programa personalizado e permite que você escolha suas horas. Em alguns centros, você pode até pedalar em um cenário de cromoterapia, com sua própria música ou enquanto assiste a um filme. Você também pode praticar esse esporte em aulas em grupo em uma piscina, mas as horas disponíveis são limitadas e, acima de tudo, a dinâmica do grupo a obriga a continuar mesmo cansada... o que não é o ideal agora.

 

Procure sempre orientação médica antes de iniciar qualquer atividade física.

Você também vai gostar

Imagem
advice crampes mini
GRAVIDEZ

O despertar dos sentidos

SOS Anticãibras

Imagem
advice epilation mini
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Qual método de remoção de pelos você deve usar na gravidez?

Imagem
advice jogging mini
GRAVIDEZ

As emoções dos primeiros meses

Posso continuar a correr durante a gravidez?