Primeiros passos para uma alimentação equilibrada para o seu bebêJunho 2015

Primeiros passos para uma alimentação equilibrada!

Por volta dos 6 meses de idade, o seu bebê começa a dar os primeiros passos num novo mundo: o mundo dos alimentos sólidos. As sopas e os purês de fruta farão parte do seu dia a dia e com o passar do tempo, ele descobrirá uma ampla gama de novos sabores. Siga as nossas dicas, para orientar o seu mais recente crítico gastronômico!

 

A idade certa 

 

Nos primeiros 6 meses de vida do seu bebê, a alimentação com o leite materno ou através da mamadeira reúne todas as exigências nutricionais fornecendo ao bebê a melhor proteção contra as alergias alimentares. Mas a partir dos 6 meses, o aparelho digestivo do seu bebê já é suficientemente maduro para receber outros alimentos. O seu pediatra pode aconselhá-la a diversificar a dieta do seu bebê por volta dos 4 meses de idade – siga o seu conselho. A transição deve ser gradual, e o leite deve permanecer a base da dieta do seu bebê por mais algum tempo.

 

Alimentação do bebê: onde começar? 

 

Daqui a poucos meses, o seu bebê vai sem dúvida observá-la com curiosidade… e alguma inveja, enquanto come. A sua primeira refeição sólida é motivo de festejo para os dois! Um novo mundo de experiências sensoriais está prestes a surgir na vida do bebê.

Comece com algumas colheres de sopa de um só vegetal (cenouras, feijão verde ou a parte branca do alho francês, cozidos a vapor e passados sem sal) para ver como o seu bebê reage: se o bebê tiver uma reação cutânea ou um problema digestivo, saberá qual o vegetal que o causou! Poderá mudar para outro vegetal uns dias depois e eventualmente começar a fazer sopas de vários vegetais, depois de testar todos eles. Alterne com purês feitos de frutos cozidos, sem açúcar (maçãs, peras, pêssegos, bananas), evitando sempre os citrinos e as frutas exóticas.

Não se preocupe se notar alguma prisão de ventre no seu bebê nos primeiros dias: o aparelho digestivo do bebê tem que se habituar a esta nova dieta. Comece por introduzir estes extras ao almoço, antes de amamentar ou dar a mamadeira. Depois, poderá introduzir estes alimentos ao lanche, enquanto mantém o leite como alimento principal da refeição da manhã e da noite.

 

As fases seguintes da alimentação do bebê 

Depois de algumas semanas, será possível juntar pequenas quantidades de carne dentro dos purês: 10g de carne, vitela, galinha, tudo muito bem passado (cerca de uma colher de sopa cheia). Se existir histórico de alergias na família, seria uma boa ideia esperar até o seu bebê atingir os 12 meses de idade antes de lhe dar ovos e peixe.

Peça conselho ao seu pediatra sobre como aumentar gradualmente a dieta do seu bebê.

 

Pré-embalados ou caseiros? 

 

Obviamente não há nada melhor do que sopas caseiras feitas com vegetais frescos. Mas, as sopas pré-embalados disponíveis nas lojas são feitas com ingredientes de alta qualidade e fornecem uma dieta equilibrada: poderá usá-los sempre que não tiver tempo para fazê-las no momento. Congelar vegetais é uma boa maneira para poupar tempo a preparar a comida do seu bebê. Considere fazer as suas sopas em quantidade e congele em pequenas caixas: uma solução prática para os dias em que tem pressa!

 

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados